jp-simoes

 

 

A nova metamorfose de JP Simões, Bloom, chega com “Tremble Like a Flower”, o nome do seu novo disco. Este trabalho é composto por dez temas tensos e cheios de luz, confissões que partem de um universo intimista, se expandem e se espalham por paisagens electrizantes e feéricas, desenhando a rota de uma viagem interior que rompe fronteiras e sai a sobrevoar o mundo. O músico apresenta o seu novo trabalho no dia 25 de Março, sábado, às 23:00 no Plano B.

 

 

 

Neste novo trabalho pode ser escutado um blues mais primordial e a folk dos anos 60, protagonizada por Dylan, Cohen e Nick Drake, formam a atmosfera que inspirou a composição deste disco. A introdução de novas afinações, o alcançar de espaços mais vastos, plenos e serenos e um modo de tocar guitarra com um dedilhar percussivo que transpira bossa nova, timbraram a essência e o rumo natural das canções que foram nascendo.

 

 

Os arranjos realizados em “Tremble Like a Flower” foram realizados em grande parte pelo guitarrista e compositor Miguel Nicolau, dos Memória de Peixe, presente na produção artística até ao fim do processo criativo que se traduziu numa empenhada fusão das referências musicais dos dois músicos. 

 

 

Os arranjos de saxofone presentes neste álbum transportam-nos até Donny McCaslin, as guitarras evoquem os Velvet Underground, os Sonic Culture, Jim O´Rourke ou os Deerhoof e os ambientes, ora abstractos ora paisagísticos nos remetam para as composições de Brian Eno, Robert Wyatt ou António Carlos Jobim. No final deste disco juntou-se o baterista e compositor Marco Franco e o disco ganhou a pulsação cardíaca certa para respirar em plenitude. 

 

 

 

Bloom estreou-se no Festival Maré de Agosto, em Santa Maria, Açores, num concerto que contou com a presença de Carlos Bica no contrabaixo. Entretanto já passou pelo Jameson Urban Routes, no Music Box em Lisboa e pelo Teatro de Vila Real e o Auditório de Espinho.

 

 

 

“Tremble Like a Flower” pode ser escutado no dia 25 de Março, sábado, às 23:00 no Plano B. A entrada para este concerto custa 8€ e o bilhete + disco tem um preço de 15€.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.