Vodafone Mexefest

 

Muitos são os Mundos musicais do Vodafone Mexefest que desaguam na Avenida. Branko e Mayra Andrade são as mais recentes confirmações do cartaz da edição de 2016, exemplos de que os caminhos da música de hoje e de amanhã se fazem da exploração das cores sonoras de diferentes latitudes.

 

 

Um dos timoneiros dos Buraka Som Sistema e mentor da label Enchufada, Branko é o nome de código de João Barbosa. Produtor, compositor, visionário e embaixador pelo globo fora da música de dança feita em Portugal, nas suas mais variadas linguagens, Branko editou no ano passado o álbum “Atlas”, e este ano uma nova edição do mesmo trabalho, intitulada “Atlas Expanded”. Foi nesta edição que Branko incluiu “Reserva Pra Dois”, um dueto mágico e vencedor com Mayra Andrade, que juntou também o dom da palavra de Kalaf.

 

 

É a voz de Mayra Andrade que primeiro nos seduz. Doce, rouca, tropical, condimentada pelas suas raízes, foi descrita há uns anos como refletindo “outro Cabo Verde” – descendente da herança de Cesária Évora, mas livre das imposições da tradição. Depois, a sua postura gentil, mas firme, radiante e arrojada, conquista-nos por completo. Mayra Andrade embala-nos com uma música de espírito livre, que pretende reflectir a sua vida, feita de canções cantadas em crioulo cabo-verdiano, inglês, francês e português. Ao longo do seu percurso na música já foi alvo de inúmeras distinções: já por mais do que uma vez foi distinguida pela associação dos German Record Critics, recebeu uma Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministro da Cultura de Cabo-Verde e foi distinguida pela BBC Radio 3 no universo da World Music com o prémio de Artista Revelação.

 

 

O bilhete único válido para os dois dias do Festival encontra-se já à venda nos locais habituais pelo valor de 45€, passando a custar 50€ nos dias do Festival.

 

 

Já confirmados:

 

 

Baio; Branko, Bruno Pernadas; Céu; Ciência Rítmica Avançada com: Fuse, Keso + Oliveira Trio, Beware Jack + Blasph, Landim; Diamond D & Large Professor; Digable Planets; Elza Soares; Gallant; Howe Gelb; Jagwar Ma; Joana Barra Vaz; Kevin Morby; KING; La Dame Blanche; Mallu Magalhães; Mayra Andrade; Meg Baird; Mike El Nite & Nerve; NAO; Octa Push; Sunflower Bean; Talib Kweli; TaxiWars; The Invisible; Whitney.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6749 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.