Caixa Alfama: Palco Tofa e Palco Amália com elencos fechados

Logo Caixa Alfama 2017 _com datas
Nos dias 15 e 16 de Setembro, o Festival Caixa Alfama está de regresso. A proposta é vaguear pelo bairro de Alfama ao som do melhor guia possível: o Fado. E o itinerário para esta edição 2017 do Festival cresce à medida que os palcos são apresentados. Pode, agora, acrescentar-se mais dois pontos ao mapa do bairro: na Sociedade Boa União ergue-se o Palco TOFA e o Auditório Abreu Advogados – novidade desta edição – recebe o Palco Amália. Há experiência e juventude na proposta de cada palco, mas, essencialmente, muito Fado.

No Palco TOFA, situado na Sociedade Boa União, não faltam boas fontes de energia: além do melhor café, também a energia genuína do Fado mais bairrista. Apadrinhada por Fernando Maurício, Conceição Ribeiro, que atuará no dia 15, já leva muitos anos de Fado, sempre próxima do bairro, onde se sente verdadeiramente em casa. Além de Conceição Ribeiro, também Augusto Ramos promete uma primeira noite recheada de experiência Fadista na Sociedade Boa União. O fadista conta no currículo com inúmeras atuações, tanto para o público português como para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo fora.
Mas também há tempo para os mais jovens no Palco TOFA. E é precisamente essa a proposta para o dia 16. Os vinte e dois anos de Miguel Xavier não o impedem de já ter encontrado uma vocação, entre os discos de Amália e Alfredo Marceneiro: ser Fadista. Mas o Miguel Xavier não é o único talento que pode descobrir na segunda noite na Sociedade Boa União. A vencedora do 2.º Grande Prémio Nacional do Fado da RTP, Joana Almeida, também promete mostrar o porquê de ser uma das vozes mais promissoras da atualidade
No Palco Amália, a qualidade volta a ser o principal ingrediente das propostas apresentadas. Na noite de dia 15, o Auditório Abreu Advogados onde este palco se situa, recebe duas certezas da nossa música: Filipa Cardoso e Carolina. A primeira regressa ao Caixa Alfama depois de uma noite memorável em 2016. Filipa Cardoso prepara um novo disco a ser lançado ainda este ano e a expectativa é grande para ouvir essas novidades no Palco Amália. E por falar em novidades, também a Fadista Carolina promete trazer ao Caixa Alfama temas cheios de frescura. Depois do bem-sucedido disco de estreia editado em 2014, Carolina está agora de regresso com o disco “Encantado”.
Na segunda noite, dia 16, o Auditório Abreu Advogados recebe toda a elegância da Fadista Ana Sofia Varela. Vencedora do prémio “Amália Rodrigues” por duas vezes ao longo da sua carreira (categoria melhor intérprete e melhor disco com “Fados de Amor e Pecado”), a Fadista só pode sentir-se em casa no Palco Amália. Ana Sofia Varela é natural de Serpa e por isso conhece bem o sotaque do outro protagonista da noite. Buba Espinho é um jovem cantor alentejano cuja proposta é um encontro de dois patrimónios: o Fado e o Cante Alentejano. Depois da participação em grupos como “Adiafa” ou “A Moda Mãe”, Buba Espinho apresenta agora este projeto muito pessoal no Festival Caixa Alfama.
Já confirmados:
Dia 15 de setembro
Palco Caixa – António Zambujo, Marina Mota, José Gonçalez & Sangre Ibérico
Museu do Fado / Auditório – Teresinha Landeiro, Matilde Cid
Museu do Fado / Largo do Chafariz de Dentro – Luís Guerreiro, Pedro de Castro
Palco Ermelinda Freitas / Largo das Alcaçarias – Diogo Clemente, Miguel Ramos
Palco Tofa / Sociedade Boa União – Conceição Ribeiro, Augusto Ramos
Palco Amália / Auditório Abreu Advogados – Filipa Cardoso, Carolina
Dia 16 de setembro
Palco Caixa – Gisela João, Marco Rodrigues, Os Mestres (António Rocha, Artur Batalha, Cidália Moreira , Filipe Duarte, Maria Amélia Proença, Maria Armanda, Maria da Nazaré  e Nuno Aguiar)
Museu do Fado / Auditório – Nathalie, Tânia Oleiro
Museu do Fado / Largo do Chafariz de Dentro – José Manuel Neto, Paulo Soares
Palco Casa Ermelinda de Freitas / Largo das Alcaçarias – Paulo Bragança, Edu Miranda Trio, Júlio Resende “Fado Ensemble”
Palco Tofa / Sociedade Boa União – Miguel Xavier, Joana Almeida
Palco Amália / Auditório Abreu Advogados – Ana Sofia Varela, Buba Espinho

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.