caixa-luanda

 

O Fado. Palavra curta, carregada de alma lusa, de poetas, de Saudade. Em 2011, foi elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

 

 

 

Quem ouve, não lhe fica indiferente. Quem conhece e está atento, sabe que em 2013 surgiu em Lisboa a primeira edição do Festival que homenageia a identidade de um país através da sua música – o Caixa Alfama. Desde então, e já por quatro edições, o Festival orgulha-se em ser um dos maiores acontecimentos enaltecedores do Fado no nosso país.

 

 

As edições esgotadas indicaram o norte e as guitarras ecoaram no Porto, no Caixa Ribeira, que já por dois anos embala o Rio Douro. Sucesso reforçado com uma equação simples: dar voz à bela arte de cantar o Fado.

 

 

O amor pela canção lusa ecoou alto, chegou além-fronteiras pela mão do Banco Caixa Angola e aterrou, também em 2015, em Luanda, com a primeira edição do Caixa Luanda, provando que o Fado tem muitas moradas e é dono de quem o sente.

 

 

O êxito foi retumbante e, no dia 27 de outubro, o Cine Atlântico de Luanda recebe a segunda edição do Caixa Luanda e prepara o coração para receber algumas das melhores vozes com alma de fadista: Ana Moura, Gisela João, José Gonçalez, Maria Ana Bobone, Marco Rodrigues e Raquel Tavares. Uma noite mágica que une um amor maior em palco.

 

 

Mas porque a Língua Portuguesa é tão vasta e também naturalmente enaltecida, o encerramento desta noite especial estará a cargo da doce e jovem Ary, considerada já um dos nomes sonantes da música angolana.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6720 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.