Câmara Municipal de Évora vai acolher exposição sobre a Guerra Civil Espanhola

 

 

De 18 de Abril a 18 de Maio, o Palácio de D. Manuel, na sala do primeiro andar, vai receber a exposição “El Éxodo de la Carretera de Almería – Febrero de 1937”.

 

Esta exposição retrata a fuga de milhares de habitantes de Málaga para Almeria, a partir da data em que aquela primeira cidade da Andaluzia foi invadida pelos rebeldes da Guerra Civil de Espanha. Este conflito, que fez mais de meio milhão de vítimas mortais, opôs nacionalistas e republicanos, entre Julho de 1936 e Abril de 1939, quando os militares revoltosos venceram, dando início ao Franquismo, a ditadura de Francisco Franco.

 

A Andaluzia registou algumas das guerras mais sangrentas e os seus registos, oriundos de arquivos civis ou militares, de abandono e sofrimento que milhares de pessoas viveram para poderem fugir desta sangrenta guerra, poderão ser vistos em “El Éxodo de la Carretera de Almería – Febrero de 1937”.

 

A inauguração desta exposição vai acontecer no dia 18 de Abril, pelas 18:00, e vai contar com a presença de Esther Cruces Blanco, directora do Arquivo Histórico Provincial de Málaga, entidade responsável por esta mostra.

 

No dia seguinte, pelas 10:30, será realizada uma visita guiada à exposição, aberta ao público em geral, gratuita e sem necessidade de inscrições prévias. Esta será conduzida por Esther Cruces Blanco. Também no dia 19, pelas 18:00,  vai ser realizada uma palestra, que terá como oradores Esther Cruces Blanco e Luís Varela, encenador que recentemente conduziu na SOIR (Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar), em Évora, a peça “As Espingardas da Mãe Carrar”, um texto de Bertold Brecht, escrito em 1937, em plena Guerra Civil de Espanha.

 

A exposição “El Éxodo de la Carretera de Almería – Febrero de 1937” está integrada no “Centenário do Armistício – Évora Pela Paz”, promovido pela Câmara Municipal de Évora.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 16/04/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_