Câmara Municipal do Montijo junta-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus

museu municipal

 

A Câmara Municipal do Montijo junta-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus com um conjunto de actividades que coloca em destaque os espaços museológicos do concelho.

 

 

A 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, no Museu Municipal Casa Mora pode realizar uma visita guiada à exposição “Bonecas no Mundo”. Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer bonecas de várias proveniências e materiais pertencentes a coleccionadores e “ajuntadores” que proporcionam uma visão alegre e descomprometida da vida. Segue-se um ateliê intitulado “Bonecas no quarto de vestir”. 

 

 

No dia seguinte, 19 de Maio, pelas 21:30, o Museu Municipal Casa Mora recebe a tertúlia Curiosidades Museológicas. A conversa, sobre colecções e acervos que são recolhidos de várias formas ao longo da vida, será dinamizada por Ondina Pires, Miguel Matos e Leonel de Jesus.

 

 

Para finalizar as comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, no dia 21 de Maio, às 16:00, no Museu Agrícola da Atalaia, será inaugurada a exposição Um Olhar sobre o Museu Agrícola da Atalaia. Uma exposição fotográfica resultante do curso de fotografia realizado no Museu Agrícola, que estará patente até 31 de Julho.

 

 

Para este ano o ICOM definiu o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” como mote para uma reflexão, naturalmente diferenciada e respondendo aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral. A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, decorre a 20 de Maio, e os museus portugueses associam-se, uma vez mais, a esta celebração.

 

 

Todos os eventos promovidos pela autarquia são de entrada livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.