“Campo Pequeno- 125 anos no Coração de Lisboa” demonstra a “alma” do tauródromo lisboeta

CampoPequenoLivro125anos-9674

 

 

Decorreu esta quinta-feira, 21 de Setembro, a apresentação do livro “Campo Pequeno- 125 anos no Coração de Lisboa”, na arena do tauródromo lisboeta.

 

 

Perante alguns convidados, e mediante quatro discursos, destaques para o de Manuel Andrade Guerra, coordenador editorial em termos de texto. Começou por pedir um breve momento em respeito aos dois forcados recentemente falecidos. Falou de diversos momentos ligados à tauromaquia e de personalidades que fizeram parte da história da tauromaquia. Relativamente ao livro fez questão de referir que “não é uma enciclopédia nem uma narrativa histórica” mas sim “um conjunto de textos que expressa emoções e recordações sobre esta casa e a tauromaquia”.

 

 

Rui Bento Vasques, director de actividades tauromáquicas do Campo Pequeno descreve esta obra como “impactante” e “diferente do que já se conhece”.

 

 

No final da apresentação, na qual foi ainda passado um vídeo em modo trailer do livro, e enquanto os convidados que participam no livro davam autógrafos, entrevistámos Paula Mattamouros Resende. A ideia deste livro surgiu “à cerca de quatro meses” sendo que a primeira ideia era “um livro sobre o Campo Pequeno mas que focava mais a arquitectura, portanto de forma mais arquitectónica”.

 

 

Entretanto percebeu que “o Campo Pequeno era muito mais do que aquilo que estava previsto sair naquela obra e que não fazia jus a esta grande instituição”, optando então por uma obra que “foca a alma do Campo Pequeno”.

 

 

Este livro conta com as participações de Miguel Alvarenga, Paulo Pereira, Andrade Guerra, Vasco Lucas, Joaquim Grave, Manuel Jorge dos Santos, Paulo Caetano, além de dois textos de Pedro Santana Lopes e Elisio Summavielle, ex-primeiro ministro e ex-secretário de estado da cultura, respectivamente. Em termos de fotografia conta com o contributo de Emílio de Jesus, Francisco Romeiras, Frederico Henriques, Henrique Carvalho Dias, Maria João Mil-Homens e Rui Oliveira.

 

 

 

Importa também sublinhar dois factos relevantes: o Coordenador Editorial e os Autores por ele convidados participam nesta iniciativa de forma totalmente desinteressada, animados apenas pela paixão que, a vários níveis, o Campo Pequeno lhes desperta” acrescentava antecipadamente o Campo Pequeno num comunicado de imprensa.  O design e a concepção gráfica estiveram a cargo de Rita Mendes Rodrigues, sendo que o livro encontra-se à venda por 50 euros no Museu do Campo Pequeno e no El Corte Inglês de Lisboa e Gaia.

 

CampoPequenoLivro125anos-9622

 

CampoPequenoLivro125anos-9623

 

CampoPequenoLivro125anos-9630

 

CampoPequenoLivro125anos-9632

 

CampoPequenoLivro125anos-9644

 

CampoPequenoLivro125anos-9664

 

CampoPequenoLivro125anos-9667

 

CampoPequenoLivro125anos-9672

 

 

Fotografias: João de Sousa

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6699 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.