Campo Pequeno: Lágrimas e emoção na exposição de homenagem a Joaquim Bastinhas

 

 

Foi esta tarde. 4 de Junho, inaugurada a exposição ‘O Nosso Joaquim Bastinhas’, na Praça de Touros do Campo Pequeno.

Uma exposição que retrata a vida e obra do cavaleiro tauromáquico e que conta com a curadoria da sua mulher, Helena Nabeiro Tenório.

 

Na cerimónia marcaram presença o comendador Rui Nabeiro, sogro de Bastinhas, Helena Nabeiro Tenório, esposa de Bastinhas, os filhos, os netos, vários familiares, amigos e admiradores, além da equipa que gere o Campo Pequeno e o sector da tauromaquia na primeira praça do país.

Paulo Pereira, relações públicas o Campo Pequeno, começou por “agradecer a disponibilidade da família em permitir que ela fosse possível”, referindo-se à exposição.

Já Rui Bento Vasques, director de actividades tauromáquicas do Campo Pequeno, disse que “queria dizer várias coisas mas não vou dizer quase nada” antes de recordar uma reunião em que “estivemos numa sala com o Joaquim Manel e com a Lena para fazer outra exposição que não esta”, mas sim uma com o cavaleiro entre nós.

A família optou por não fazer intervenções na sessão de inauguração, mostrando-se contudo disponível para os convidados e imprensa que a solicitava. A emoção tomou conta dos familiares, em vários momentos da cerimónia.

A exposição conta com várias imagens, troféus, trajes (do cavaleiro e dos filhos Marcos e Ivan), que recordam o homem, o cavaleiro e um ícone de popularidade, da tauromaquia e não só. A exposição está patente até dia 9 de Junho.