Campo Pequeno: Que a longa maratona tenha criado novos aficionados!

Fotografia: Hugo Calado/Toureio.pt

 

 

O Campo Pequeno levou ontem, 28 de Abril, uma maratona de actividades dedicadas aos mais jovens. Desde as 10:00 e até bem perto da 01:30 não faltaram acções que tinham como principal interesse e objectivo criar e cimentar a afición nos mais jovens.

 

Insuflável e Treino de Salão do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa

 

Pelas 10:00 foi montado um insuflável em plena arena para os mais jovens se divertirem, começando pelas 12:00 (com algum atraso) o treino de salão (na arena) do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. Além da demonstração dos vários tipos de pegas, foi curioso ver tanta criança de tenra idade feliz e sem qualquer medo ou fobia de ali estar. Estavam porque queriam. Houve o cuidado, por parte do cabo do grupo, de ir explicando ao público o que ia sucedendo na arena.

 

Apresentação do documentário “Finito de Córdoba- Genialidade e Paixão” 

 

Pelas 15:00 decorreu, no corredor de acesso às bancadas, a apresentação do documentário “Finito de Córdoba- Genialidade e Paixão”. Foi das actividades mais concorridas pelo público e o espaço não foi o melhor nem a televisão de dimensões adequadas a tanto público. Contudo, a apresentação decorreu a bom ritmo, havendo ainda a possibilidade de assistir ao documentário, aproximadamente 35 minutos, e a umas palavras de Luís Filipe Cochicho, visto que a gravação deste documentário decorreu na ganadaria de José Luis Cochicho, em Vila Viçosa, Alentejo. Das palavras de Luís Filipe Cochicho e também do documentário, há a destacar, mais uma vez, a mensagem para os mais novos, a transmissão e valores  conhecimentos sobre a tauromaquia.

 

Final do ciclo “Vem Tourear” 

 

Pelas 16:00 houve lugar à final do ciclo “Vem tourear” na arena da Praça de Touros do Campo Pequeno. Uma jornada longa, até cansativa, mas necessária. Necessária porque o público de tauromaquia deve ser educado, incentivado desde novos e portanto há que criar estes programas com alguma paciência e sabedoria e por outro lado porque caso estas iniciativas não aconteçam, acabar-se-á por ter público nas bancadas das praças de touros a bater palmas para apenas pedir passo dobles e sem qualquer conhecimento técnico da arte tauromáquica. Portanto há que destacar a empresa do Campo Pequeno por ter criado estas actividades durante o dia de modo a conseguir ‘puxar’ público para a novilhada que decorreu a partir das 21:45.

 

Novilhada

 

Com a praça bem composta, tendo em conta que se tratava de uma novilhada, mas longe de encher, o Campo Pequeno acolheu a partir das 21:45 uma novilhada de promoção aos novos valores da tauromaquia. Compuseram cartel os cavaleiros praticantes António Prates, Ricardo Cravidão e Soraia Costa e os novilheiros praticantes Sérgio Nunes, João D’Alva, Luís Silva e Rui Jardim. Os forcados Amadores da Moita, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e de Arruda dos Vinhos. Remataram o cartel reses das ganadarias António Silva, Passanha e Romão Tenório para a lide a cavalo e ainda Ribeiro Telles, Murteira Grave, São Torcato e Manuel Coimbra para a lide a pé. Houve ainda informação que seria lidado o sobrero pelos quatro novilheiros, contudo a novilho saído à arena foi mandado recolher pelo director de corrida.

 

 

A novilhada, sem intervalo, decorreu a um ritmo interessante, com alguns bons momentos de toureio, quer a pé quer a cavalo, e também com alguns deslizes, próprios da tenra idade dos praticantes em arena. Contudo, ficou a prova que o futuro estará assegurado, caso os agentes da festa, empresários à cabeça, apostem nestes miúdos. A primeira praça do país deu o exemplo, esperando-se que outras a sigam. Pelos forcados pegou Fábio Silva, pelos amadores da Moita, à primeira tentativa, Luís Carrilho, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, à terceira tentativa e ainda Pedro Belmute, pelos amadores de Arruda dos Vinhos à primeira tentativa.

 

 

A próxima nocturna do Campo Pequeno realiza-se a 17 de Maio.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 29/04/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_