Capeia Arraiana trouxe gentes e tradição do Sabugal ao Campo Pequeno

 

 

 

O Campo Pequeno recebeu esta tarde a 40ª Capeia Arraiana, da Casa do concelho do Sabugal.

 

O evento começou com uma Homenagem aos 25 anos de actividade do ganadeiro José Manuel Duarte, posterior a um desfile dos grupos folclóricos e etnográficos e dos bombeiros do concelho do Sabugal.

Durante a tarde foram ainda efectuadas distintas homenagens a várias entidades, saindo depois cinco touros e um bezerro (para os mais novos) à arena do Campo Pequeno. Touros pertença das ganadarias Palha, Veiga Teixeira e Canas Vigouroux, comprados pelo ganadeiro José Manuel Duarte para as capeias arraianas.

A Capeia Arraiana, inserida no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, é das maiores identidades a região de Ribacôa, Raia, não sendo possível identificar o ano de origem. Esta tradição é composta pela espera dos bois, o encerro, o encerro, o almoço, pedir a praça, a capeia e o desencerro. Todo um ritual praticado nas 13 localidades em que esta tradição é aglutinadora das suas gentes.

No Campo Pequeno recriou-se, em parte, esta tradição, destacando-se uma interessante presença de público, além do artesanato, gastronomia e folclore e etnografia que representam o concelho.

 

 

 

2 thoughts on “Capeia Arraiana trouxe gentes e tradição do Sabugal ao Campo Pequeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.