“Carla Pires na sua verdadeira essência” em “Aqui”

“Aqui” é o novo disco da fadista Carla Pires que em entrevista ao Infocul.pt fala-nos sobre o que pode ser encontrado neste disco, os critérios usados na sua concepção, o seu gosto pela escrita de letras e os músicos que a acompanharam. Revela ainda que em Junho actuará no Museu do Fado em data a anunciar.

 

Quando começou a ser pensado/preparado este disco?

 

Começou a ser pensado e preparado há pouco mais de um ano em conjunto com os músicos que fizeram parte deste trabalho!

 

 

Quais os critérios utilizados construir este alinhamento?

 

Teve como ponto de partida a busca e a escolha de alguns temas não originais que gostaria de gravar. Depois disso, e tendo como ponto de partida a belíssima cidade de Lisboa, fiz o convite a alguns compositores e letristas/poetas para também fazerem parte desta aventura, e assim começou a estruturar-se este “Aqui”.

 

 

Qual a principal mensagem que tenta transmitir neste disco?

 

Uma das mensagens principais é sem dúvida, mostrar ao público a diversidade musical a que a cidade de Lisboa sempre se predispõe a acolher e que juntamente com o Fado acaba por criar novas sonoridades que com ele se casam naturalmente! Por outro lado, e para mim o mais importante, é mostrar sem artifícios aquilo que melhor me define enquanto cantora/fadista!

 

 

Conta neste disco com conceituados letristas, mas encontramos também duas letras suas. Quando começou o gosto pela escrita de canções?

 

Desde que me lembro que gosto de escrever, e aquilo que começou por ser apenas “desabafos” e pequenos textos sobre as minhas vivências, depressa se transformou também em poesia! Para mim faz todo o sentido cantar aquilo que escrevo, pois quem ouvir irá entender muito melhor o que me define enquanto Mulher e artista.

 

 

Quais os músicos que consigo gravaram este disco?

 

Neste álbum tive o privilégio de poder trabalhar com músicos de excelência, como Luis Guerreiro na Guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na Guitarra clássica e André Moreira no Baixo acústico e eléctrico! Alguns convidados especiais fizeram também parte deste trabalho, como Filipe Raposo no Piano, Edu Miranda no Bandolim, Cavaquinho e Viola de 7 cordas, Marcelo Mercadante no Bandoneon e os Gaiteiros de Lisboa!

 

 

Para quem ainda não ouviu “Aqui” o que pode encontrar neste disco?

 

A Carla Pires na sua verdadeira essência!

 

 

O que pode ser já revelado a nível de espectáculos de apresentação do novo disco?

 

A primeira apresentação do CD “Aqui” foi na “Casa da música” no Porto! Existem já alguns concertos agendados para França, e a apresentação em Lisboa será já no próximo mês de Junho no Museu do Fado” com data a anunciar em breve!

 

 

A Carla tem granjeado sucesso além-fronteiras. Como é a reacção do público perante o seu fado?

 

Sinto-me muito grata por fazer aquilo que mais gosto, e após cada concerto fico feliz por saber que contribui de alguma forma para tornar mais felizes as pessoas que me vão ouvir, pois na verdade quando no final se dirigem a mim e dizem que as fiz chorar ou sorrir e que essencialmente lhes transmiti boas emoções…isso diz tudo!

 

 

Como vê o actual estado do Fado em Portugal?

 

Vejo principalmente uma vontade imensa nas pessoas de quererem conhecer melhor esta forma de cantar, tocar e fazer música, que é o nosso Fado!

 

 

Uma mensagem para os seus seguidores…

 

Que continuem a seguir-me, pois quero e vim para ficar!…

 

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6448 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.