Carminho, Gisela João, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro, FF e Maura Airez são as primeiras confirmações para o Caixa Alfama 2016

A 4ª edição do Caixa Alfama foi hoje apresentada em pleno bairro de Alfama confirmando os primeiros nomes do cartaz: Carminho, Gisela João, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro, FF e Maura Airez. Nos dias 23 e 24 de Setembro Alfama acolhe mais de 50 fadistas distribuídos por dez palcos.

Os melhores e mais reconhecidos intérpretes do género têm passado pelos muitos palcos de Alfama. Em 2016 eles estarão no Palco Caixa junto ao rio, no Museu do Fado no seu auditório e restaurante, no Palco Casa Ermelinda Freitas (Largo das Alcaçarias), na Igreja de São Miguel, no Palco Tofa (Grupo Sportivo Adicense), na Sociedade Boa União, no Centro Cultural Dr Magalhães Lima. Este ano, o Caixa Alfama conta com dois novos palcos situados no Largo da Igreja de Santo Estevão e no Clube Lusitano. O Fado à Janela é já tradição e acontecerá no Largo do Chafariz de Dentro e no Largo de São Miguel” informa a organização do festival.

 

 

Carminho começou cedo e pisou o palco do Coliseu com apenas 12 anos. Os anos passaram e transformaram a intérprete numa das representantes mais reconhecidas da nova geração do Fado, dentro e fora do país. Em 2013, entre outros galardões, recebeu o Prémio Carlos Paredes, vendo ambos os seus primeiros álbuns atingirem a marca de dupla platina. Em Novembro de 2014 lançou o terceiro LP, “Canto”, um disco que abarca alegremente Caetano Veloso (que escreveu a letra do inédito “O Sol, Eu e Tu”) e inclui dueto com Marisa Monte e participações especiais de António Serrano, Carlinhos Brown, Dadi Carvalho, Jaques Morelenbaum, Javier Limón, entre outros. 

 

 

Gisela João, mulher, artista e Fadista do norte, tem um jeito ora doce, ora vulcânico, sempre impactante e envolvente de cantar. Estreou-se em 2013 com um disco que oferece contemporaneidade nos arranjos, na singular forma como os instrumentos serpenteiam, e o ressoar rouco do timbre de João, conquistando facilmente os ouvintes e conhecedores do género. Neste momento está a preparar novo disco que sairá até ao final do ano.

 

 

Raquel Tavares é um dos nomes mais reconhecidos e amados do Fado. Com uma carreira sólida, filha de Alfama, navega entre os traços mais arcaicos do Fado, sem nunca dispensar a modernidade que faz com que o género evolua. Em 2016 voltou às edições discográficas. O registo conta com a produção de Tiago Bettencourt, João Pedro Ruela e Fred.

 

 

Ricardo Ribeiro é dono de uma das vozes mais poderosas e profundas do Fado. Recebeu em Janeiro a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, juntamente com as fadistas Ana Moura, Carminho, Katia Guerreiro e o guitarrista Mário Pacheco. Ricardo Ribeiro foi também nomeado para a categoria de Melhor Artista de 2015 pela revista britânica Songlines. No ano passado, com a edição do seu quarto disco de originais, “Largo da Memória”, conquistou a crítica e o público, enchendo, entre outros espaços, dois palcos maiores, no CCB e Casa da Música.

 

 

FF estreou-se há dois anos no Fado com Saffra, um disco que mistura a música de raiz tradicional com o género mais português. Produzido por Tiago Machado (Mariza), conta com as participações especiais de Lura e de Dulce Pontes e será o mote para um concerto a não perder.

 

 

Maura Airez, é uma jovem aposta do Caixa Alfama de 2016. Com apenas com 15 anos de idade, vai espantando em muitos concursos e atuações, preparando-se para, em breve, apresentar o seu primeiro disco. Uma revelação a descobrir em setembro, no Festival.

 

 

O bilhete único, já à venda nos locais habituais, tem o preço de 38€, passando a 45€ nos dias do Festival, e deverá ser trocado por pulseira pelo próprio nas bilheteiras sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 17 de setembro. A pulseira dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

 

 

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos têm 10% de desconto nos bilhetes adquiridos com qualquer cartão de débito ou crédito, na bilheteira do Museu do Fado.

 

 

Os bilhetes têm um custo de 38 euros, passando a 45 nos dias do festival. É obrigatória a troca por pulseira pelo próprio nas bilheteiras do Festival / Museu do Fado.

 

 

O Infocul esteve na apresentação da 4ª edição do festival e trará em breve entrevista a Luis Montez, da Música no Coração, a Francisco Viana, da Caixa Geral de Depósitos e às fadistas Maria Ana Bobone e Raquel Tavares.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6445 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.