A Praça de Touros do Cartaxo recebeu, este domingo, a primeira corrida de touros da sua temporada.

Em praça, os cavaleiros António Brito Paes, Ana Rita, David Gomes, Parreirita Cigano, Mara Pimenta e Manuel de Oliveira.

Actuaram, ainda, os forcados amadores de Azambuja, Clube Taurino Alenquerense e Cartaxo.

Lidou-se um curro de touros da ganadaria Herdeiros Paulino Cunha e Silva.

Durante as cortesias foi respeitado um minuto de silêncio em memória de Arsénio Paixim, o qual foi homenageado nesta corrida.

 

 

Cavaleiros

António Brito Paes levou a cabo uma actuação muito positiva com sortes bem desenhadas e cravagens correctas. Destaque para a boa equitação, uma das suas marcas, e bonita brega.

Ana Rita levou a cabo uma actuação com ritmo, em permanente contacto com o público, mas pouco toureio. Sortes mal desenhadas e cravagem pouco ajustada e fora de ‘su sítio’. Ter direito a música ao primeiro curto foi demasiada benevolência do director de corrida. Contudo, o público gostou bastante da performance de uma filha desta terra.

Parreirita Cigano elevou o nível das actuações, comparativamente às últimas que lhe vi. Uma lide por vezes com demasiada velocidade, mas com alguns momentos a marcarem positivamente a sua passagem pela arena do Cartaxo.

David Gomes levou a efeito uma das melhores actuações da tarde. O cavaleiro tem uma concepção artística que aposta num toureio de qualidade, elegante e que chega às bancadas. Dois ferros curtos de excelente nota e outros apontamentos positivos.

Mara Pimenta teve uma actuação com sortes diversificadas e que agradou ao público. A cavaleira aposta numa comunicação expressiva e isso agarra o público, mas há também a destacar alguns atributos artísticos que apresentou no Cartaxo. Actuação positiva.

Manuel de Oliveira fechou as actuações com uma lide de altos e baixos, alternando bons ferros com outros momentos menos positivos.

Forcados

Azambuja: Rui Mogas (2ª tentativa) e Rúben Santos (2ª tentativa);

Clube Taurino Alenquerense: Joaquim Brás (1ª tentativa) e Diogo Trindade (1ª tentativa);

Cartaxo: Vasco Campino (1ª tentativa) e José Ribeiro (1ª tentativa).

Estava em disputa o prémio para a melhor pega, atribuído ex-aequo para a primeira pega do Clube Taurino Alenquerense e primeira pega do Cartaxo.

Corrida dirigida por Manuel Gama, assessorado por José Manuel Lourenço.

A Praça registou lotação esgotada, dentro das normas impostas pelas DGS.

 

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes & Carlos Pedroso

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6753 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.