Casa da Criatividade de São João da Madeira e Paços da Cultura apresentam programação para Maio, Junho e Julho

A Programação para os meses de Maio, Junho e Julho, na Casa da Criatividade e no Paços da Cultura de São João da Madeira apresenta bastante diversidade. Música Rock, Clássica, Pop Folk, Eletrónica, Indie Folk, Blues, Jazz e Fado, Teatro, Dança Contemporânea e Ballet Clássico, Teatro Infantil e para bebés são algumas das propostas.

 

A 6 de Maio, pelas 21:30, os Paços da Cultura recebem um recital de música clássica, o “Musicatos”. Este é um recital de piano e de eufónio com Graciete Sousa e Luís Gomes. No dia 14 de Maio, às 21:30, a Casa da Criatividade recebe um espectáculo de dança contemporânea. “Rule of Thirds” é uma peça coreográfica para quatro bailarinos que se inspira na poética existente na obra fotográfica de Henri Cartier-Bresson e na sua maneira de pensar o ato criativo. Igualmente na Casa da Criatividade, a 21 de Maio, às 21:30,o ballet “Le Corsaire” é uma peça em três atos com prólogo e epílogo, apresentada pela primeira vez ao público em Janeiro de 1856 pelo Ballet Ópera de Paris.

 

 

Na Casa da Criatividade, a 27 de Maio, é a vez da guitarra portuguesa, o acordeão e a electrónica. O projecto Fandango sobe a palco pelas 22 horas. Este novíssimo projecto é composto por dois músicos extraordinários, Gabriel Gomes e Luís Varatojo, que há muito estão na linha da frente da música portuguesa. Juntos, com Fandango, experimentam algo novo mas fiel às raízes, que promete fazer-nos dançar ao longo de toda a noite. Fandango  acredita na fusão de diferenças e quer levar a tradição musical portuguesa para a pista de dança, associando o acordeão de Gabriel Gomes à guitarra portuguesa de Luis Varatojo, num contexto onde a electrónica comanda a acção e apela à dança. O resultado é surpreendente. Em termos de conceito pode lembrar Gotan Project, mas tem uma identidade portuguesa muito vincada.

 

 

Já a 3 de Junho, às 21:30,na Casa da Criatividade pode assistir-se a teatro, poesia e música. Trovas e canções, actores, poetas e cantores. “É um espectáculo inédito pela forma como reúne três gerações de atores e outros grandes profissionais, ao redor da figura de Ruy de Carvalho. Não é o teatro apenas a estar presente, através dos desempenhos de João de Carvalho e Henrique de Carvalho, filho e neto do actor, mas também a extraordinária voz da fadista e atriz Ana Marta, prémio Amália Revelação 2011, ao som da guitarra portuguesa de Ricardo Gama e da guitarra clássica de João Correia.

 

 

António Zambujo apresenta a “Rua da Emenda”, no dia 11 de Junho, às 22 horas na Casa da Criatividade. O sexto álbum de originais de  António Zambujo é, afinal, uma avenida do mundo  onde coabitam as sonoridades do  Brasil, França, Uruguai e do continente africano trazidas, claro está, para a dimensão portuguesa. Ao vivo, António Zambujo enche o espaço e pára o tempo com a sua voz e guitarra, cheias de recantos e subtilezas, na companhia de músicos de excepção, dirigidos pelo seu contrabaixista e director musical, Ricardo Cruz. O público é convidado a participar para que, a uma só voz, ecoem as emoções dos protagonistas e sentimentos universais, a que Zambujo sabe dar vida de forma ímpar, nas suas canções.

 

 

Nos Paços da Cultura, a 18 de Junho, o público pode assistir a um espectáculo de teatro de Marionetas. “Casa dos Ventos” é uma casa e é uma viagem. É uma casa em viagem. Qual a dimensão de uma casa?, pode uma pessoa ser uma casa?, pode uma casa ser um local, uma língua, um país… ? Este espectáculo narra a viagem de duas personagens que procuram manter a sua forma de estar, o seu espaço de afectos e emoções num mundo em transformação. Carregando um moinho de vento às costas, procuram uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. A peça pode ser vista às 15:30.

 

 

A 25 de Junho, 22:00,nos Paços da Cultura, o projecto de Indie Folk,” Old Jerusalem Trio” actua depois de um período de interregno desde o último álbum homónimo editado em 2011, Old Jerusalém regressa às edições discográficas com “A rose is a rose is a rose”, o sexto trabalho de longa duração do projecto, lançado em Março deste ano.

 

 

Em Julho, no dia 1,às 22 horas nos Paços da Cultura apresenta-se o projecto de Folk Blues,” A Jiigsaw & The Great Moonshiners Band”. Volvidos três anos da edição do seu último trabalho de estúdio, os multi-instrumentistas Jorri e João Rui revelam finalmente o seu novo álbum “No True Magic”. As raízes continuam a ser o Folk, o Blues, a literatura e um conceito: “a imortalidade”. Depois da “perda da inocência” e da “construção da identidade”, os Jigsaw falam-nos agora da aceitação dos termos da nossa mortalidade. E há também um lado feminino neste álbum: a Norte Americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) que entrega a sua voz no dueto “Black Jewelled Moon”. The Great Moonshiners Band foi o nome escolhido para a banda de suporte dos Jigsaw nos concertos de apresentação do seu novo álbum.

 

 

No dia seguinte, a 02 de Julho, às 10 horas e às 11:30, na Casa da Criatividade pode-se ver teatro para bebés. “Conchas” tem música e marionetas num espetáculo para bebés! A grande inspiração para este projecto é, indubitavelmente, o mar e todo o seu universo.  Explorando os contextos do mar e em terra, as suas actividades, objectos, cores, formas, histórias populares, elementos da natureza, sons, movimentos, gestos e expressões corporais (animais e humanos) esta performance proporciona uma experiência artística multissensorial ao público infantil mas também aos adultos que os acompanham. Uma co-produção luso-norueguesa.

 

 

A 08 de Julho, 22:00, Casa da Criatividade vai ter um momento de bossa nova e samba com a Real Combo Lisbonense. Um espectáculo surpreendentemente divertido que atravessa quase três décadas de história musical da cantora portuguesa mais internacional de todos os tempos. “Saudade de Você – às voltas com Carmen Miranda” é o primeiro álbum do Real Combo Lisbonense, cinco anos depois do EP inaugural que assinalou a estreia do colectivo em torno da música portuguesa dos anos 1950 e 1960, tocada por conjuntos e orquestras. Com o objectivo de renovar e reinterpretar as canções popularizadas por Carmen Miranda, o grupo interpreta os onze temas do disco e mais uma dezena de sambas e marchas, a maioria em língua portuguesa.

 

 

A 09 de julho, 21:30, nos Paços da Cultura, a música clássica volta com um recital de piano com Nuno Oliveira.

 

 

Os bilhetes estão à venda na BilheteiraOnline (http://cmsjm.bol.pt/), na Casa da Criatividade, Paços da Cultura, lojas FNAC, CTT, Centro Comercial 8.ª Avenida (Worten), El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, a linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO e os Quiosques Serveasy (novos locais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.