Cayetano Rivera Ordoñez fala de sonho no Campo Pequeno, e deixa possibilidade de encerrona em aberto

Toureio.pt

 

 

 

No final da conferência realizada hoje, 28 de Maio, no Campo Pequeno, o matador de touros espanhol Cayetano Rivera Ordoñez esteve à conversa com o Infocul, tendo abordado a importância de aqui actuar no dia 6 de Junho, a importância da homenagem a Joaquim Bastinhas e ainda revelado que recusaria tourear uma encerrona no Campo Pequeno com as ganadarias Palha e Miura, contudo deixa em aberto essa possibilidade para ganadarias de encaste Domecq.

Começou por nos dizer que sente “muito respeito e por outro lado muita responsabilidade. É uma praça muito importante, com uma grande história e também com história da minha família aqui. Portanto tudo isso é importante, venho com muita ilusão e com muita vontade de poder partilhar a minha paixão, que são os touros, com a aficion portuguesa. Agradeço estar num cartel tão rematado e como é este da homenagem ao maestro Joaquim Bastinhas”, quando questionado sobre a sua estreia em Lisboa.

Uma estreia que decorrerá numa corrida de homenagem a Joaquim Bastinhas, que “foi uma referência no toureio a cavalo a nível mundial e poder tourear com o herdeiro da sua dinastia [Marcos Bastinhas], e ainda João Moura, é um cartel muito especial. E é também um dia muito especial, é um enorme privilégio poder estar aqui nesse dia. Espero estar à altura”.

Em Portugal não existe a sorte de varas nem touros de morte, e daí questionámos se a preparação era diferente e se tornava a corrida menos impactante, tendo Cayetano disto que “a preparação é a mesma e aqui em Portugal é assim a tradição e eu respeito a tradição tal como é. Estou encantado de poder estar aqui e poder cumprir um sonho. Espero que os touros correspondam e que possamos todos desfrutar de uma grande noite de touros”.

Sobre a importância de uma primeira figura actuar em Portugal, disse que “importante é estar onde te querem, seja aqui, na Colômbia, onde seja, porque todas as corridas têm a sua repercussão. Neste caso para mim, a importância é pessoal, pelo que significa a nível pessoal em termos de sonho de poder pisar esta arena”.

Desafiámos a matador a dizer se aceitaria uma encerrona no Campo Pequeno com as duas importantes ganadarias ibéricas, Palha e Miura, tendo este dito que “na verdade não. Não sonho nada com isso. E tão pouco o faria. E não é por nada, e com todo o respeito quanto a essas ganadarias, mas cada toureiro procura as ganadarias que mais se ‘acoplem’ ao seu toureio e que permitam, de alguma forma, expressarmos os nossos sentimentos. E essas são ganadarias que conheço pouco e com as quais tenho pouca experiência e não creio que nos acoplássemos bem. Não é o desafio que mais me poderia emocionar, de todo. Mas são ganadarias muito importantes na nossa história e por certo as respeito muitíssimo”.

Quando questionado quais as ganadarias que preferia nesse hipotética encerrona, esclareceu que “o encaste que melhor conheço e que mais tenho toureado é o encaste Domecq, então é o que procuro mais por ser o que mais se adapta ao meu toureio. E tentamos sempre procurar ganadarias com encaste que permitam expressar melhor o nosso toureio”.

Toureio.pt

A 6 de Junho, pelas 21:45, o Campo Pequeno recebe a Corrida Correio da Manhã com o cartel a ser composto por João Moura, Marcos Bastinhas, Cayetano Rivera Ordoñez, frente a touros da ganadaria Varela Crujo. Pegam os Amadores de Portalegre e Chamusca.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6255 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.