O Grande Auditório do Centro Cultural de Belém recebeu ontem, sexta-feira, o espectáculo ‘60 anos de Bossa Nova em Concerto’.

Em palco, e perante casa cheia, estiveram Murilo Miranda, Rodolfo Carvalho, Quarteto do Rio (ex-Os Cariocas), Roberto Menescal, Wanda Sá, Marcelo Caldi (pianista e acordeonista) e João Cavalcante (cantor e compositor).

Wanda Sá referiu, logo no início do espectáculo, que esta noite seria dedicada a João Gilberto, tendo posteriormente sido recordado um espectáculo em que se juntaram os três bastiões do movimento da Bossa Nova, em 1962, interpretando pela primeira aquela que é até hoje a música mais conhecida da Bossa Nova, ‘Garota de Ipanema’.

Em Outubro será editado, em Portugal, o disco ‘Transcendência da Bossa’, de Murilo Miranda e Rodolfo Carvalho, e foi o nome que dá título ao disco que também ouvimos no CCB.

A noite foi um constante apanhado entre os vários momentos marcantes destes 60 anos da Bossa Nova, com um público entusiasta nos aplausos e respeitoso no silêncio, sabendo o que fazer em cada momento e perante músicos que se mostraram encantados por poder fazer este espectáculo nesta sala e ainda por cima com casa cheia.

A noite foi de festa e impossível seria não relembrar temas como ‘Samba do Avião e Corcovado’, ‘Rio e O Barquinho’, entre tantos outros. Foi feita ainda homenagem a Portugal com a interpretação de ‘Casa Portuguesa’.

O movimento iniciado assim por João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes foi assim respeitado e valorizado. Um movimento que parte do samba e que integra forte influência jazzística.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6410 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.