O Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB) encheu esta quinta-feira, 21 de Março, para um tributo a Celeste Rodrigues.

Um espectáculo inserido no ciclo Há Fado no Cais, co-produzido pelo CCB e Museu do Fado, que levou ao palco Teresinha Landeiro, Pedro Moutinho, Sara Correia, Duarte, Helder Moutinho, Ana Sofia Varela, Fábia Rebordão, Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro, Jorge Fernando, Mísia e Camané. Participou, também, Ricardo Maria Louro. Na componente instrumental estiveram Pedro de Castro e Gaspar Varela, nas guitarras portuguesas, André Ramos, na viola de Fado, e Francisco Gaspar, no baixo. A encenação teve assinatura de Diogo Varela Silva.

Este espectáculo, gravado pela RTP para posterior transmissão, contou com ritmo bastante apreciável e com a interpretação de um tema, do repertório de Celeste Rodrigues, por parte de cada fadista. A voz de Celeste Rodrigues ouviu-se em vários momentos do espectáculo, do qual há ainda a destacar os vídeos que foram passando no ecrã gigante do palco e o encore que trouxe todos os fadistas para três distintos momentos: uma interpretação apenas com vozes masculinas, uma actuação apenas com vozes femininas e culminando com todos os fadistas a cantarem no meio da plateia.

O elenco, numa mescla de consagrados e emergentes, trouxe a sua arte para homenagear a memória, obra percurso de uma artista de alma maior.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: João de Sousa.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6397 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.