Celina da Piedade: “As pessoas gostam de cantar, gostam de conhecer e experienciar estas abordagens diferentes dentro da música tradicional”

 

 

Após o concerto que ontem deu, no Festival Artes à Vila, Celina da Piedade esteve à conversa com o Infocul.

Sobre o trabalho levado a cabo na divulgação e promoção do cante, disse que “tem corrido muito bem, eu trabalho muito no Alentejo mas também fora do Alentejo e esta abordagem, que é a minha, aos temas tradicionais tem corrido muito bem. Eu nos últimos dois anos tenho trabalhado muito na Galiza, por exemplo, e a Galiza está completamente encantada com a música do Alentejo. Escobriram um filão de repertório e já há muitos grupos galegos a trabalhar o repertório do Alentejo. Eu também tenho feito oficinas de cante e de facto a reacção tem sido a mais positiva possível. As pessoas gostam de cantar, gostam de conhecer e experienciar estas abordagens diferentes dentro da música tradicional”.

O destaque que o cante tem almejado é na opinião da artista “super positivo e fico muito feliz de estar a fazer parte desta dinâmica, o Alentejo apesar de ser uma região grande, conhecemos-nos quem canta e toca, cantamos muito uns com os outros. E é maravilhoso ter assistido a tudo, os anos da candidatura, todo o trabalho de divulgação e promoção do cante após o reconhecimento, o próprio ensino nas escolas, tem dado frutos incríveis. Não é só uma nova geração, são já novas gerações que têm grupos e cantam. Acho maravilhoso”.

Revelou ainda que “já comecei a trabalhar nele, vou entrar em estúdio no final do verão”, sobre o novo disco que sairá, provavelmente, no “segundo trimestre” de 2020.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6225 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.