Centros Comerciais da Sonae Sierra apoiam Orquestra Geração

A Sonae Sierra vai levar a cabo até final do ano, nos seus Centros Comerciais de Portugal Continental e ilhas, a realização de um ciclo de concertos musicais com 18 escolas da Orquestra Geração, contribuindo assim para a divulgação do talento das 900 crianças e jovens que integram este projecto de inserção social através da música.

Denominado “Ciclo de Orquestras”, o projecto insere-se na estratégia de Responsabilidade Social e de apoio à comunidade dos Centros Comerciais da Sonae Sierra e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. 

 

 

O lançamento deste ciclo de concertos será feito no próximo dia 1 de junho – data em que se assinala o Dia Mundial da Criança – no Centro Colombo (Praça dos Navegantes), às 17:30. Na ocasião, as 83 crianças que integram o elenco da Orquestra Municipal Geração da Amadora irão, sob a direção musical do Maestro Juan Carlos Maggiorani, surpreender todos os visitantes com um final de tarde diferente, onde serão interpretados alguns temas clássicos de Charpentier, M.A., Mussorgsky, M., Georges Bizet, Beethoven e Merle Isaac.

 

 

Durante os meses de Junho, Julho, Outubro, Novembro e Dezembro, as várias escolas da Orquestra Geração irão actuar de norte a sul do país, incluindo ilhas, levando aos visitantes dos 21 Centros um momento de lazer e enriquecimento musical, com temas bem conhecidos do reportório clássico. Os concertos decorrerão ao final da tarde e, em cada Centro Comercial, serão dados a conhecer projetos musicais da Orquestra Geração da respectiva zona geográfica. 

 

 

O Projecto “Orquestras Sinfónicas Juvenis” – Orquestra Geração é inspirado no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela (El Sistema), que tem na Orquestra Sinfónica Simón Bolívar o seu expoente máximo de qualidade, dirigida por grandes nomes do mundo da música, e que, há mais de 38 anos, integra nos seus agrupamentos (mais de 200 orquestras juvenis locais) crianças e jovens provenientes de bairros carenciados, com problemas de insucesso e abandono escolar e com dificuldades de integração social.

 

 

A Orquestra Geração – Sistema Portugal, é um projecto de inclusão social que aposta na aprendizagem da música dirigido a jovens e comunidades desfavorecidas que nunca tiveram contacto com a prática orquestral, reforçando as suas competências individuais, sociais e escolares. Este projecto constitui um caso de sucesso pelo seu contributo inovador para a inserção e desenvolvimento de crianças e jovens provenientes de meios sociais desfavorecidos e foi um dos 50 projectos de Boas Práticas identificados pela Comissão Europeia (REGEA).

 

 

Os nossos Centros Comerciais são visitados diariamente por milhares de pessoas e, por isso, são excelentes palcos para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias escolas que integram a Orquestra Geração e que envolve centenas de crianças. Neste sentido, porque acreditamos na solidez deste projeto de inserção social através da música, decidimos associar-nos a esta iniciativa permitindo que chegue a um maior número de pessoas no país inteiro, reforçando a oferta de cultura e lazer para os visitantes dos nossos Centros Comerciais”, refere Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing da Sonae Sierra em Portugal.

 

 

Para António Wagner Diniz, Adjunto da Direção da Escola de Música do Conservatório Nacional e encarregado da Orquestra Geração, “esta parceria vem permitir uma maior divulgação do nosso projeto e a obtenção de fundos para que possamos continuar a desenvolver diversos projetos no sentido de cada vez mais haver maior integração da orquestra nas comunidades onde se inserem”.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.