Chamusca vai debater o Touro em encontro internacional

 

 

 

A Lusitan Interlude, em conjunto com os municípios da Chamusca e da Golegã e da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, vai organizar um encontro internacional, nos dias 24 a 26 de Maio, na Chamusca, denominado “Diálogos sobre o Touro”, que visa promover o Ribatejo e enquadrar a existência e identidade do touro bravo como fundamentais para a economia e sustentabilidade agrícola da região. Com o patrocínio da Entidade Regional Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Para debater a importância do toiro bravo, tanto do ponto de vista económico, como social, cultural e histórico, o evento conta com profissionais credenciados internacionalmente, provenientes de instituições igualmente reputadas como a UNESCO, as universidades de Turim, Génova, Nova Deli, Atenas e ainda a fundação Stichting Taurus de Nijmgen (Holanda).

Durante dois dias, vai discutir-se a importância da simbiose homem/touro para a subsistência do bioma e da identidade da região, com base na ciência e história humana, trazendo ao debate informação pertinente e exemplos.

Esta iniciativa da Lusitan Interlude visa apoiar o desenvolvimento de acções de interação e promoção do património ambiental e cultural de uma das zonas rurais cada vez mais desertificada, dentro de um contexto urbano, desligado da terra e das tradições.

Do programa, fazem ainda parte o presidente do município da Chamusca, Dr. Paulo Queimado, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da vila, Dr. Nuno Castelão, o presidente do município da Golegã, Dr. Veiga Maltez, o Dr. João Cavaleiro Ferreira, da ERTAlentejo e Ribatejo, e o Dr. Joaquim Sá Grave, da ganadaria Murteira Grave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.