Cinema City de Alvalade mostra um dia no call center do 112

Turno do dia”, realizado por Pedro Florêncio, retrata um dia na Central de Emergência Médica do INEM e será exibido no Cinema City de Alvalade, entre os dias 21 e 27 de Novembro, com uma sessão diária às 19:30.

Porque os pedidos de socorro não param, este filme demonstra como à distância e no meio do desespero é preciso prestar todas as informações necessárias enquanto não chega uma equipa médica. Este documentário reproduz os rostos, gestos e procedimentos de um turno do dia na call center da linha 112, na sede do INEM, em Lisboa. Desta forma, dá a conhecer ao público em geral a realidade de quem trabalha de forma intensa 24 horas por dia, num serviço onde as sirenes não dão descanso. Um dia a dia agitado, complexo e por vezes angustiante de quem tenta encaminhar o socorro a quem dele mais precisa.

Entre os dias 25 e 27 de Novembro, o realizador estará presente com um convidado especial em cada sessão, para uma breve apresentação que antecede a exibição do filme. No final, será feito um balanço em que o público é convidado a comentar e intervir.

Doutorado em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Universidade de Lisboa, Pedro Florêncio é professor de História do Cinema na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e coordenador do Plano Nacional de Cinema no Instituto para o Desenvolvimento Social, em Lisboa, dando ainda aulas noutras escolas profissionais.

Turno do dia” foi apresentado, em 2018, no Doc Lisboa e nos Caminhos do Cinema Português. Em 2011, Pedro Florêncio realizou a curta-metragem “Banana Motherf*cker” e, em 2014, “Onde o meu meu amigo pintou um quadro”, ambas premiadas internacionalmente por diversas vezes. Em 2017 ganhou o Prémio do Júri no DocLisboa 2017 com o filme “À Tarde”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.