Cineteatro António Lamoso acolhe “In a Manner of Speaking”

in-a-manner-of-speakin_imagem-divulgaa%c2%a7ao

 

O Ballet Contemporâneo do Norte regressa ao Cineteatro António Lamoso com mais uma belíssima apresentação. A criação de Dinis Machado, que coloca em diálogo feminilidade e libertação, estreia dia 29 de Outubro às 22:00.

 

 

In a Manner of Speaking, criação de Dinis Machado para o Ballet Contemporâneo do Norte, é uma autoficção estrutural sobre a companhia de dança. Construído sobre o virtuosismo de uma história de movimento, o exercício pretende reclamar o direito de reinventar a história do seu próprio corpo e cidadania.

 

 

A intensa reflexão sobre a questão de género, sobre a apropriação do corpo e a sua libertação de forma e conceitos, é intensificada por uma espécie de uniforme de ballet, que tanto busca o feminino como a sua transcendência. A ideia cliché de gestos, formas e adereços femininos vêm-se artificiais e proliferáveis como se a própria construção deste universo fosse mera projecção.

 

 

Prevalecem simultaneamente a impetuosa questão do que é ser mulher e uma declaração de impossibilidade de o definir de forma estanque, sobressaindo a sua evidente autoridade e empoderamento na arte da dança. In a Manner of Speaking é uma construção abstracta que regressa às raízes da dança, numa abordagem crua que vive essencialmente da experimentação do corpo e das suas possibilidades, desnudando o movimento de uma teatralidade acrescida.

 

 

Este delicioso poema coreográfico retrata também, ainda que subtilmente, a sensualidade juvenil, inerente ao descobrir do corpo através de uma aula de ballet.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6717 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.