Cláudia Belchior eleita para a Direcção da European Theatre Convention

Foto: Filipe Ferreira

ETC – European Theatre Convention, uma das maiores redes de teatros públicos da Europa, elegeu uma nova Direcção que, por um período de dois anos, irá gerir esta importante rede europeia. Composta por cerca de 40 membros de mais de 20 países, esta rede foi fundada em 1988 e tem como objectivo promover o teatro europeu como uma plataforma vital para o diálogo, democracia e interacção, reflectindo e relacionando-se com a diversidade de públicos actual e as sociedades em constante mudança.

 

No passado dia 30 de novembro, a Assembleia Geral da ETC – European Theatre Convention, reunida em Amesterdão, reconduziu Serge Rangoni (Diretor Geral e Artístico do Théâtre de Liège, na Bélgica) como seu Presidente. Foram ainda eleitos três novos membros para o Direcção desta rede: Cláudia Belchior (Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II), Barbara Ferrato (Head of Artistic, Planning & Development do Teatro Stabile di Torino, em Itália) e Marko Bratuš (Diretor Artístico do Slovensko Narodno Gledalisce Nova Gorica, na Eslovénia).

 

Estes 3 novos membros juntam-se a 5 outros, que foram reeleitos: Bettina Pesch (Theater Magdeburg, na Alemanha), Dubravka Vrgoč (Croatian National Theatre, na Croácia), Iris Laufenberg (Graz National Theatre, na Áustria), Joachim Klement (Staatsschauspiel Dresden, na Alemanha) e Paulien Geerlings (De Toneelmakerij, na Holanda).

 

Teatro Nacional D. Maria II tornou-se membro da ETC em Dezembro de 2018, sendo o único teatro português representado na rede. A partir de agora, e ao longo dos próximos dois anos, o Teatro vê-se também representado na Direção da European Theatre Convention, na pessoa de Cláudia Belchior, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II desde 2015.

 

Para além da ETC, o D. Maria II é também membro de outras redes europeias de programação e artes performativas, com o objectivo de ampliar a sua área de actuação, potenciar o diálogo com outras entidades e fomentar o intercâmbio, como é o caso da apap – advancing performing arts project ou do projeto Fabulamundi.

  

Mais informações sobre a ETC – European Theatre Convention e a sua actual Direção aqui.

ETC Nadia Symposium Deutsches Theater
12. – 13.6. 2017
Copyright by Arno Declair

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.