Comemorações Dia Internacional dos Museus no Montijo

 

 

 

De 17 a 19 de Maio, a Câmara Municipal do Montijo associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), com um programa de actividades que pretende dinamizar os vários espaços museológicos do concelho.

 

Assim no dia 17 de Maio, às 18:00, no Museu Municipal Casa Mora será inaugurada a exposição “A Lata Vira Brinquedo”, dedicada ao mundo dos brinquedos de folha.

No dia seguinte, das 10:00 às 12:00, há “Brincadeiras no Museu”. A partir da exposição “A Lata Vira Brinquedo”, os participantes são convidados a vivenciar o mundo dos brinquedos através de alguns desafios, recordando brincadeiras de outros tempos. Informações e marcações: 212 327 867 ou geral@mun-montijo.pt.

O “Ciclo do Arroz” é a proposta do Museu Etnográfico de Canha, no dia 18 de Maio, às 15:00. Com um papel assumido de guardião e divulgador de práticas e saberes, o Museu Etnográfico de Canha convida-o para uma visita guiada, pretendendo contribuir para o reforço da identidade local. Informações e marcações: 265 897 859 ou museu.canha@gmail.com.

Ainda no dia 18 de Maio, a partir das 16:00, o Museu Agrícola da Atalaia realiza a iniciativa “Memórias do Santuário da Atalaia”, uma visita guiada ao conjunto edificado da Igreja de Nossa Senhora da Atalaia, ao Museu dos Ex-Votos, aos três Cruzeiros e à Fonte da Senhora, seguindo-se um passeio pedestre pela localidade da Atalaia. Informações e marcações: 212 314 667 ou geral@mun-montijo.pt.

Para o dia 19 de Maio, mais duas propostas em torno do património museológico do concelho do Montijo.

Às 15:00, “As Maravilhas da Arte Sacra” com uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra da Igreja da Misericórdia, onde é visível um retábulo de Tomás Luís, as setecentistas bandeiras da Paixão, entre outras peças. Informações e marcações: 212 310 445 ou geral@santacasamontijo.pt.

Para finalizar, uma visita guiada ao Museu do Pescador, no dia 19 de Maio, pelas 16:00. A “Arte da Pesca” em destaque numa casa de pescadores, onde poderá assistir ao vivo à arte dos atadores de redes que recordam vivências dos seus tempos de pescadores. Informações e marcações: 212 301 117 ou uniao.piscatoria@gmail.com.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas actividades. Em 2018, o ICOM definiu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia do Montijo, a Junta de Freguesia de Canha e a Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, a autarquia montijense comemora esta data consciente da importância do papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Todos os eventos são de participação gratuita.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 14/05/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

_