Concerto solidário da APCL com elevada qualidade musical e com sala lotada!

apcl1

 

O Teatro Armando Cortez acolheu ontem, dia 17 de Outubro, o concerto solidário a favor da APCL- Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

 

 

 

A APCL ajuda pessoas com paralisia cerebral e suas famílias desde 1960. Surgiu através de um grupo de pais que precisava de assistência para o desenvolvimento das capacidades dos seus filhos, por parte de técnicos especializados, para os desafios que a paralisia cerebral apresenta.

 

 

Ao longo destes 56 anos de actividade, foram muitas as crianças e adultos que a APCL acompanhou. E trabalha para, continuamente  encontrar soluções à medida das necessidades que vão surgindo.

 

 

Em Lisboa, iniciou-se com o Centro de Reabilitação, ao qual se seguiu a Escola de Ensino especial, o Centro de Actividades Ocupacionais, o Centro de Formação Profissional, o Apoio Domiciliário e os Lares Residenciais. Mais recentemente foram criadas respostas de Hidroterapia, Hipoterapia, Creche e Residência Autónoma. A APCL acolhe mais de 450 pessoas em 5 Equipamentos situados em Lisboa, Odivelas e Oeiras.

 

 

A instituição tem apostado na abertura à comunidade através de parcerias a nível local, nomeadamente com grupos de jovens que acompanham as actividades ocupacionais e também com idosos do centro dia que partilham actividades desportivas. Estas ações têm contribuído para uma maior integração social dos utentes, e para uma partilha de recursos e desenvolvimento de actividades conjuntas.

 

 

O contributo da APCL para melhorar a vida destas famílias é constante, e as respostas aos desafios que surgem tendem a a ser inovadoras mas sempre adequadas a cada caso, com vista ao desenvolvimento das suas capacidades, à concretização de um projecto de vida, e ao pleno exercício da cidadania.

 

 

A responsável pela APCL, Ivone Silva, referiu em declarações ao Infocul que este espectáculo “já anda a ser cozinhado a algum tempo e a nossa madrinha, Carla Andrino, disse que Outubro seria a altura perfeita” acrescentando que os artistas “foram convidados pela nossa madrinha e disponibilizaram-se logo”. Ivone Silva revelou ainda que diariamente quem quiser ontribuir para esta causa o pode fazer através de “donativos em dinheiro ou por voluntariado na sua área de actuação, tal como estes artistas estão hoje a fazer aqui, em que são voluntários fazendo aquilo que sabem, a favor da APCL”.

 

 

No palco do Teatro Armando Cortez estiveram Ricardo Ribeiro, Carla Pires, Lura, Paula Sá, The Guest e o Grupo de Dança de Moscavide além de Mário Rui Quarteto. A apresentação ficou a cargo das actrizes Carla Andrino e Sofia Nicholson.

 

 

Mais do que avaliar ou opinar sobre as actuações, o mais relevante nesta situação é destacar a enorme procura do público em comprar ingressos para ajudar esta causa, lotando a sala, a generosidade dos artistas que proporcionaram um serão de grande qualidade musical e de dança.

 

 

Em conversa com o Infocul, a fadista Carla Pires revelou que “é nossa obrigação, mais do que artista ou cantora, mas como ser humano ajudar. Nas mais pequenas coisas podemos ajudar” antes de acrescentar “que estou disponível para mais concertos solidários e tudo o que seja para ajudar instituições como esta”. Já Lura revelou que o convite lhe foi feito “pela Carla Andrino que é minha amiga e fico muito feliz com esse convite e com a possibilidade de ajudar esta causa que precisa de mim e de todos nós”.

 

 

Para contribuir para esta causa poderá fazê-lo através dos seguintes dados: NIB 0007 0048 00037050006 36 ou IBAN PT50 0007 0048 0003 7050 0063 6.

 

 

Foi ainda entregue a Carla Andrino a medalha dos 50 anos desta associação, pelo trabalho que tem desenvolvido na divulgação da mesma.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6392 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.