Concertos a Oriente com direcção artística de Gabriela Canavilhas

jill_lawson

 

 

O encontro entre o Ocidente e o Oriente vão dar o mote para o ciclo Concertos a Oriente. Este ciclo vai começar a 30 de Setembro e vão acontecer até ao dia 06 de Janeiro, no Museu do Oriente, sempre às 21:30. Estes concertos vão ter a direcção artística de Gabriela Canavilhas.

 

 

Este ciclo vai apresentar cinco concertos que se inserem em vários quadrantes musicais. O primeiro destes concertos vai acontecer a 30 de Setembro e vai ser protagonizado por Gilda Oswaldo Cruz, que vai comentar e interpretar ao piano várias peças de compositores ocidentais acompanhadas de haikus clássicos em japonês. O que ajuda ao encontro entre duas linguagens poéticas intemporais.

 

 

A dupla Pavel Gonziakov (violoncelo) e Jill Lawson (piano) vão levar ao Auditório do Museu do Oriente, no dia 27 de Outubro, a grande tradição musical europeia. Neste espectáculo vão interpretar obras de Frédéric Chopin, J. Brahms, A. Glazunov e D. Shostakovich.

 

 

A diáspora portuguesa dos Descobrimentos vai inspirar o Grupo Renascentista Sete Lágrimas. Este grupo vai interpretar no dia 04 de Novembro vários temas tradicionais de Timor, Macau e África, bem como canções populares desde o século XVI.

 

 

O pianista António Rosado vai no dia 15 de Dezembro revisitar a criação musical portuguesa de Luís de Freitas Branco e também o orientalismo de Claude Debussy.

 

 

A encerrar este ciclo, que tem direcção artística e comentários de Gabriela Canavilhas, no dia 06 de Janeiro vai acontecer a actuação do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, que vai subir a palco para um concerto de Ano Novo. Neste espectáculo vão interpretar temas portugueses alusivos à quadra do Natal e aos Reis, da autoria de Eurico Carrapatoso e Fernando Lopes Graça, Rutter, Berlioz e Haendel.

 

 

Os bilhetes para cada concerto que compõe este ciclo têm um custo de 12€. Já a assinatura do ciclo tem um valor de 40€.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.