Conheça o programa de ‘Lisboa na Rua’

 

 

Com o final das férias e de volta à cidade, convidamos a viver em plenoLisboa na Rua, através de uma programação diferente que, entre 27 de agosto e 29 de setembro, dará a descobrir da melhor forma locais inesperados, dando-lhes uma nova vida com propostas que vão da música ao teatro, passando pela dança e pela literatura.


No jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, no Campo Grande, inauguramos em setembro o Bibliófilo, uma biblioteca ao ar livre na qual poderemos encontrar algumas edições raras e que durante todos os fins de semana estará literalmente “de livros abertos”. Aos domingos, com histórias para os mais novos, às 11h, e leituras com convidados para os mais velhos, a partir das 18h.

É também neste jardim do Campo Grande que convidamos a ouvir jazz ao final das tardes de sábado de setembro, interpretado por jovens músicos, nos Encontros de Jazz Júnior que apresentam quatro concertos variados, entre temas clássicos e alguns originais, passando pelos repertórios das grandes orquestras de jazz dos anos 40 e 50 ou temas de Bernardo Sassetti.  

As noites de quinta feira serão dedicadas ao (Sou do) Fado que nesta edição se divide pelos jardins do Torel, Vasco da Gama, Quinta das Conchas e Parque dos Moinhos de Santana, com concertos de estilos diversos dos fadistas Maria Ana Bobone, DuarteHelder Moutinho Cristina Branco.

Já as sextas feiras serão preenchidas com cinema ao ar livre e é no Jardim Zoológico – no ano que que comemora os seus 135 anos – que vamos poder assistir às sessões do CineCidade, a partir das 21h, com uma seleção de filmes clássicos de aventura do cinema americano, como O Feiticeiro de Oz, para ver em família numa sala de cinema exclusiva.

Finalmente, os domingos são reservados para uma nova temporada do Dançar a Cidade, com aulas abertas de estilos para todos os gostos que convidam todas as pessoas, dançarinos ou não, para um pezinho de dança em pistas descobertas e lugares imprevisíveis, como o recém requalificado Rossio de Palma.

Por falar em dança, destaque para o concerto do Real Combo Lisbonenseque no dia 7 de setembro, a partir das 21h30, sobe ao coreto do Jardim da Estrela, recriando os conjuntos de baile das décadas de 50 e 60, ao som de clássicos da música portuguesa.

Uma semana depois, no dia 14, voltamos a cumprir aquele que é já um ritual do Lisboa na Rua: estendemos a manta no relvado do Vale do Silêncio para mais um concerto obrigatório com a Orquestra Gulbenkian. Dirigido pelo maestro Nuno Coelho, o espetáculo Amor no Vale reúne algumas das árias deópera mais conhecidas que têm em comum a temática do amor, prometendo assim encantar ainda mais o cenário verdejante do Parque dos Olivais.

Ao longo do mês, há ainda muito mais para desfrutar ao ar livre na cidade, como o Lisboa Soa, que está de regresso à Estufa Fria com novas propostas de arte sonora, ou os festivais FUSO Lisboa Mágica (entre 27 de agosto e 1 de setembro) que assinalam com videoarte e magia o arranque do Lisboa na Rua, na próxima semana.

One thought on “Conheça o programa de ‘Lisboa na Rua’

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.