Covid-19: GDA disponibiliza 500 mil euros em cartões de compras para apoiar artistas

A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas – a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, actores e bailarinos – disponibiliza 500 mil euros em cartões de compras. Este apoio é destinado aos meses de Abril, Maio e Junho e visa ajudar os artistas com perdas acentuadas de rendimento, decorrentes dos efeitos da pandemia da Covid-19.

O Apoio Cartão de Compras será concedido através de um cartão para compras de bens de primeira necessidade. Cada cartão terá disponível entre 150€ a 200€ mensais, sendo que o valor exacto a atribuir será fixado em função do número de beneficiários a abranger pelo apoio. Os prazos para apresentação dos pedidos de apoio são os seguintes: 4 de maio para o apoio que será atribuído referente ao mês de Abril; 25 de maio para apoio referente ao mês de maio e 8 de Junho para esse mês.

Esta iniciativa inclui-se no conjunto de medidas implementadas pela GDA que compõem o Fundo de Emergência de Apoio a Artistas – AARTE. Este Fundo de Emergência é constituído por um milhão de euros que se divide em duas linhas de apoio, lançadas para ajudar artistas a ultrapassar a quebra de rendimentos provocada pelo cancelamento de espectáculos.

Enquanto o primeiro apoio é referente ao Cartão de Compras, a segunda linha – que conta igualmente com um fundo de 500 mil euros –, irá ser reforçada e gerida em conjunto com outras estruturas e entidades do sector. Esta parte do Fundo de Emergência é destinada ao universo mais alargado dos profissionais do espectáculo e do audiovisual. O processo de conciliação entre as diversas contribuições, as respectivas condições e regulamentos serão divulgadas breve e oportunamente.

Pode consultar o Regulamento AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.