Cristina Branco apresentou uma paleta de cores, “Branco”, no Tivoli BBVA

 

 

 

O Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, acolheu ontem, dia 15 de Maio, a apresentação de “Branco”, o novo disco de Cristina Branco.

 

 

Cristina Branco tem dos percursos melhor delineados na música portuguesa. Tem personalidade no que faz, é coerente nos caminhos que escolhe percorrer e fá-lo com uma elegância, elevação, qualidade e bom gosto, ao alcance de poucos. Não é de modas, mas consegue tornar várias das suas interpretações em algo intemporal.

 

 

Ontem, afectada por uma laringite, esteve monstruosa em palco. Monstruosa no sentido figurativo dada a qualidade que imprimiu ao espectáculo do inicio ao fim. Soube jogar muito bem com as emoções, com ritmos e com uma escolha de alinhamento correcta. Tudo o que fez soube a real. As palavras transmitiram verdade, uma verdade que por vezes parece escassear nos dias actuais. Falou para pessoas de carne e osso, não usou chavões.

 

 

Não abusou da oratória entre temas, mas tudo o que disse foi coerente consigo, com a sua postura e com a mensagem de liberdade que este novo disco transmite. Ao longo do espectáculo, Cristina Branco foi abordando a construção deste disco, “este é o momento em que fazia sentido gravar este disco”, o facto de o mesmo ter sido gravado apenas por ela e pelos três músicos que ontem a acompanharam em palco, até pelo facto de a cumplicidade e conhecimento entre todos ser grande. E se branco é a soma de todas as cores, então Cristina Branco presenteou-nos com uma paleta de cores que mostra toda a sua versatilidade artística. 

 

 

Além dos temas de “Branco”, Cristina Branco percorreu também a discografia anterior, com alguns dos temas mais conhecidos, além de também ter relembrado Amália Rodrigues, e a sua ligação ao Fado.

 

 

Destacar ainda o desenho de luz. Simples mas que engradeceu o espectáculo. A acompanhar Cristina Branco estiveram Luís Figueiredo, Bernardo Couto e Bernardo Moreira.

 

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: João de Sousa

 

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 16/05/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

_