Dalila Rodrigues é a nova directora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém

 

 

Dalila Rodrigues assume, a partir de amanhã, 14 de maio, o cargo de Directora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém. Sucede a Isabel Cruz Almeida, que cessou funções por motivos de reforma.

A Ministra da Cultura agradece a Isabel Cruz Almeida toda a dedicação, empenho e profissionalismo demonstrados ao longo dos 35 anos em que foi directora destes dois monumentos nacionais.

Dalila Rodrigues, 58 anos, doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, é Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu e Professora Catedrática Convidada do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

É investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), Unidade de I&D 281 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e membro do Conselho Directivo da “Associação Trienal de Arquitectura de Lisboa” desde 2010.

Foi Directora do Museu Grão Vasco (2001-2004), directora do Museu Nacional de Arte Antiga (2004-2007) e Directora da Casa das Histórias Paula Rego, cujo programa museológico concebeu, coordenou e realizou, em 2008 e 2009.

Foi Directora de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento da Casa da Música, em 2008. Foi Vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) e, nessa condição, da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Coleção Berardo, de 2012 a 2015.

Realizou inúmeros cursos e acções de formação em todo o país, tendo sido formadora da Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura) em Património Artístico e Museologia, nas bibliotecas de Lamego, Sardoal, Alter do Chão, Marco de Canaveses, Borba, Redondo e Vouzela, entre 1995 e 2001.

É autora de livros e artigos científicos nas áreas de História da Arte, Património e Museologia. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do PRODEP para efeitos de doutoramento e recebeu prémios científicos e distinções pelo seu trabalho académico e percurso profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.