Daniel Pereira apresenta “Cavaquinho Cantado”

daniel pereira

 

 

O músico e compositor de Braga, apaixonado pela música de identidade e instrumentos tradicionais, lançou o álbum “Cavaquinho Cantado”. Este trabalho tem no cavaquinho e no canto os personagens principais de um trabalho que desafia a música tradicional portuguesa e a apresenta de uma forma mais contemporânea e próxima das camadas mais jovens que estão algo desligadas de um cancioneiro mais tradicional.

 

 

Em “Cavaquinho Cantado”, mais precisamente em “As sete mulheres do Minho”, Daniel Pereira traz-nos a alegria do cavaquinho e fala da beleza das gentes valorosas do Minho. O cavaquinho é um instrumento com uma grande história, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo o ukelele uma variante deste típico instrumento português que nos oferece um som bastante característico de uma música mais tradicional e que facilmente pode ser cantada num grande palco como num pequeno café de aldeia, sentados numa mesa, com três ou quatro amigos, cada um tocando um instrumento, e cantando as músicas, as modinhas, que aprenderam com os seus pais e estes com os seus avós e assim por diante.

 

 

Em “Oh Senhora do Alívio”, um dueto acompanhado pelo cavaquinho, guitarra portuguesa e percussão, entre outros instrumentos, o músico canta um dos temas mais tradicionais do repertório do Alto Minho. O cavaquinho, a viola barguesa e a guitarra portuguesa (mais associada ao fado mas encaixa bem em qualquer estilo musical) dão a esta música um toque mais tradicional, tipicamente português já o violoncelo traz a contemporaneidade que o músico quer colocar neste disco.

 

 

Estas são duas das músicas que podem ser destacadas neste trabalho. Com o álbum “Cavaquinho Cantado”, Daniel Pereira procura também atingir um outro objectivo: colocar o Minho e a música minhota nas vozes do mundo.

 

Foto: Ricardo Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.