“Desafio” traz todo o mundo na voz de Paulo Bastos

Paulo Bastos_promo

 

“Desafio” é o novo trabalho de Paulo Bastos, um verdadeiro português com o mundo na voz. Este conjunto de influências tropicais mas sempre com Portugal no pensamento podem ser encontradas na música feita por Paulo Basto que se estreia com “Desafio”, disco com o selo da “Music For All”.

 

 

Paulo Bastos faz jus ao ditado popular De pequenino é que se torce o pepino. É que se os seus dotes na cozinha são um mistério, já o seu talento para a música é sobejamente conhecido desde tenra idade. Contava apenas com nove anos de vida quando iniciou a sua sua actividade musical o estudo da guitarra.

 

 

A sua estreia como solista de orquestra aconteceu tinha Paulo apenas vinte anos. O concerto para guitarra clássica e orquestra de Vivaldi em Ré M, com a Filarmónica das Beiras, no Teatro Aveirense, tornar-se-ia na primeira de muitas vezes em que dominaria por completo o palco e arrebataria o coração, e o espírito, do público presente.

 

 

Do seu extenso e completo percurso fazem parte o curso de guitarra clássica do Conservatório de Música de Coimbra ou o de Aveiro da Calouste Gulbenkian, onde terminou o 8º Grau/Ano. Realizou mais de uma dezena de cursos de aperfeiçoamento de Guitarra Clássica, muitos deles orientados por professores de renome internacional; diversos workshops de Jazz com profissionais, de reconhecido talento, das mais variadas nacionalidades. Actualmente o músico está a frequentar um mestrado em cavaquinho português na vertente performance na Universidade de Aveiro.

 

 

Para além da guitarra clássica, Paulo Bastos estudou instrumentos tradicionais portugueses, como o Cavaquinho, a Gaita-de-Foles e a Guitarra Portuguesa, por exemplo, enriquecendo ainda mais o seu já de si extenso léxico de sonoridades. 

 

 

Nos seus espectáculos a solo Paulo Bastos inclui uma vertente tradicional, nas influências, sonoridades e instrumentos que o acompanham, e outra mais contemporânea e que se liga de forma directa à world music e às danças do mundo. É por entre temas originais, e alguns da música tradicional portuguesa, que o músico percorre Portugal de uma ponta a outra.

 

 

“Desafio” começou a ser preparado em 2015 e é a junção perfeita do cancioneiro popular com músicas originais, sendo ainda possível encontrar sonoridades pop/rock facilmente reconhecíveis, mas com uma roupagem completamente inesperada. Aqui o tom é meio de convite, meio de provocação, num misto de emoções e sentimentos que arrebatam todos os que partilham o gosto por esta arte a que chamamos de música. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.