Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado com visita guiada ao Museu do Oriente

Museu Oriente

 

O Museu do Oriente junta-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema “Património Cultural e Turismo Sustentável”, com a organização de uma visita guiada ao seu edifício, que é considerado como Monumento de Interesse Público, no dia 18 de Abril, terça-feira, às 11:00, com entrada livre, mediante inscrição prévia. O público-alvo desta visita são os maiores de 16 anos.

 

 

O edifício onde este instalado o Museu do Oriente foi desenhado em 1939 pelo arquitecto João Simões. Este edifício albergou até 1992 os Armazéns Frigoríficos da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau do Porto de Lisboa. De traça modernista, conotada com o estilo e iconografia do Estado Novo, esta construção portuária enquadrava-se no espírito racionalista que representava a tendência da época e que levaria à construção das gares marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos. Os baixos-relevos dos painéis exteriores, um dos grandes destaques desta construção, são da autoria do escultor Barata Feyo.

 

 

Respeitando a essência arquitectónica do edifício, mas adaptando-o interiormente ao novo uso, a requalificação é assinada pelos arquitectos João Luís Carrilho da Graça e Rui Francisco, com enquadramento paisagístico de Gonçalo Ribeiro Telles, passando actualmente a dividir-se por seis pisos, compostos por áreas expositivas, Reservas, Serviço Educativo, Centro de Documentação, Restaurante, Auditório e Centro de Reuniões. Toda a transformação do edifício respeitou a tendência que se observa nas grandes cidades portuárias europeias, onde antigos pólos de actividade comercial foram reabilitados para fins culturais, contribuindo para a revitalização dos respectivos tecidos urbanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.