Documentário e livro recordam os anos da comissão de moradores de Sines durante o pós-25 de Abril

comissoesmoradores_sines

 

No dia 25 de Abril, pelas 16:00, a Câmara Municipal de Sines estreia, no auditório do Centro de Artes de Sines, o filme documentário “Comissões de Moradores no Concelho de Sines: da Tradição à Modernidade”. Na mesma sessão será apresentado o livro “Sines na Revolução dos Cravos: a construção da democracia”.

 

 

As comissões de moradores foram, no pós-25 de Abril, experiências de democracia nas comunidades. Os seus membros uniram-se, de forma voluntária, para escrever o seu próprio destino. Quando não existia saneamento básico, eletrificação, vias de comunicação, espaços de fruição cultural ou habitação condigna, foram estes homens e mulheres que, unindo-se, procuraram resolver os seus principais problemas.

 

 

Foram ainda as comissões de moradores que procuraram preservar a tradição das comunidades rurais através da realização de actividades tradicionais, como os mastros ou os jogos populares, ou da recolha da poesia popular.

 

 

O documentário, projeto coordenado pelo Arquivo Municipal de Sines e pela equipa constituída por Diogo Vilhena e António Campos, e o livro, editado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, têm como objectivo assegurar a sobrevivência das tradições populares nesta zona e registar a forma como as comissões de moradores transpuseram as inúmeras dificuldades que enfrentavam.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.