Dom Duarte Pio: “A meia dúzia de pessoas que são contra as touradas, também são contra a família, são contra a cultura portuguesa(…)”

João de Sousa / Infocul.pt

 

 

Aparte da apresentação das comemorações do centenário de Amália Rodrigues, Dom Duarte Pio falou ao Infocul sobre a polémica cada vez mais acentuada para com a tauromaquia, uma tradição secular que provém dos tempos da monarquia.

Para Dom Duarte Pio, “há por um lado um certo desprezo para com a cultura tauromáquica e esse desprezo manifesta-se de várias maneiras. A meia dúzia de pessoas que são contra as touradas, também são contra a família, são contra a cultura portuguesa, são contra o facto de haver uma tradição em Portugal. Claro que há pessoas, que eu compreendo, que por motivos afectivos, sentimentais, ficam chocados com alguns aspectos da tourada, compreendo e respeito esses sentimentos. Por outro lado há outros aspectos também muito chocantes, como a criação de galinhas em cativeiro, criação de porcos para a abate… Se formos a ver há imensos aspectos da nossa vida que são um bocado chocantes, dentro desses a tourada talvez é a menos chocante, porque é aquela onde se trata o animal com alguma dignidade”.

O Chefe da Casa Real Portuguesa confidenciou-nos ainda que marcará presença na Tourada Real a 26 de Julho em Salvaterra de Magos.

A corrida organizada por Rafael Vilhais Empresa conta com Ana Batista, Diego Ventura e Francisco Palha frente a touros Alves Inácio, que serão pegados pelos forcados amadores de Vila Franca de Xira e Alcochete.

72 thoughts on “Dom Duarte Pio: “A meia dúzia de pessoas que são contra as touradas, também são contra a família, são contra a cultura portuguesa(…)”

  • Avatar

    Peço perdão a Sua Alteza Real, Dom Duarte Pio, a quem muito respeito e admiro e que gostaria de ver no trono de Portugal e, embora eu respeite e tente aprender avidamente sobre as tradições do nosso amado país, as touradas são um resquício de barbárie. A humanidade evoluiu e Portugal também. As touradas têm de acabar. Qual o sentido em se comprazer com o sofrimento de pobres animais, nossos irmãos? É tempo de rever e corrigir erros e tentar salvar o planeta e a nossa própria patética e arrogante espécie, que com sua estupidez levou o planeta ao ponto de destruição e desequilíbrio a que chegou. Não aos toureiros e sim aos touros, animais nobres e que merecem muito respeito.

    Reply
    • Avatar

      Tantos touros mortos sem necessidade, há um toureiro que leva com os cornos e bem merecidos e já é um ai nos valha…. Metem se com o touro levam com os cornos. Pena tenho é dos animais que são encurralados numa arena, enquanto um bando d gente doente diverte-se a verem no ser morto. DOENTES

      Reply
      • Avatar

        Eu gosto da tourada à Portuguesa. Tudo é lindo. Música, trajes. Julga ser fácil trazer vestido aquele traje apertado?! Gosto do toureio a cavalo. É lindíssimo. A união cavalo cavaleiro é única. E o touro é um animal selvagem, criado em completa liberdade. Quando “atacado”, não foge como um cão a ganir. INVESTE! Não reage ao vermelho. É daltónico. É só para “inglês ver”. Reage ao movimento. E o seu olho aumenta o tamanho do cavalo e cavaleiro centenas de vezes. E mesmo assim investe. É picado em zona praticamente não enervada, zona de gordura. No fim é levado ao matadouro. Quando um touro “dá luta”, lida bem. É poupado e volta à LIBERDADE, torna-se um reprodutor. Algumas vezes volta a ser lidado. Acho que se desconhece totalmente o que é a tourada.

        Reply
        • Avatar

          Que comentário mais triste, basta ver como está o planeta também existe cultura e tradições noutros países do mundo e vejam ao que chegou o mundo há espécies em vias de extinção e outras que simples desapareceram devido a cultura ou tradição, nunca mais voltaram. Comparar a tortura aos animais com a família quem gosta muito de não ser da família dele sou eu.

          Reply
        • Avatar

          Cara Maria José … Adorei essa descrição e fez-me lembrar.. se uma mulher for violada e bem violada e der luta pode ser sempre violada outra vez certo? O mundo evolui mas vocês não evoluem com ele, continuam a viver no século XV.

          Reply
        • Avatar

          A Senhora é que devia ser toureada, não o touro, estúpida!

          Reply
      • Avatar

        Que satisfação quando o touro sai a ganhar.

        Reply
    • Avatar

      Então se acham que somos do meia dúzia, que tar um referendo?

      Reply
      • Avatar

        Isso não aceitam. Quem tem … tem medo.

        Reply
      • Avatar

        senhor Duarte de Bragança que tem tanto prazer nas touradas que tal ir trabalhar? Fazia lhe bem em vez de dizer tanta parvoíce! Nso somos meia dúzia somos muitos mais que o senhor reizinho pensa sanguinárioO

        Reply
        • Avatar

          E evoluir??? Fazia-lhe bem!!@

          Reply
      • Avatar

        Que pena como está o País e preocuparse com uma corrida de toros🤦‍♀️🤦‍♀️🤦‍♀️🤦‍♀️

        Reply
    • Avatar

      @Ana Quito plenamente de acordo! 👏👏👏

      Reply
      • Avatar

        Ainda bem que não és nem nunca serás nosso rei. Figura desprezível ao nível do comentário que fizeste. Podias por as tuas costas à mostra para levares com umas farpas para ver se gostavas e de sentires o que os touros sentem.

        Reply
      • Avatar

        Tambem completamente de acirdo que vás para o lugar do touro! Gente burra!!!!!

        Reply
    • Avatar

      Sendo assim deixe de comer carne e peixe, deixe de usar roupas feitos com partes de animais. As pessoas são sempre as primeiras a julgar sem terem o interesse de saber que chegaram aqui às custas de barbáries piores dirigidas aos animais e flora, do que propriamente as touradas. Procure pesquisar quantos animais foram mortos para si e outros como você terem direito a certos medicamentos, para o simples facto de se alimentar e outras demais coisas. Estão muito indignados mas continuar a encher a barriga, isso é que não pode acabar. Com a sua licença. Boa tarde.

      Reply
    • Avatar

      Você leu o artigo e compreendeu os touros terem uma vida muito melhor que outros animais guardado em cativeiro ,quais vivem melhor?

      Reply
    • Avatar

      Tem toda a razão.

      Reply
      • Avatar

        «Tem toda a razão» – A minha resposta era para Ana Quito, mas corrijo: têm toda a razão, Ana Quito e M João M.

        Reply
    • Avatar

      Sabia que na cidade do Porto existiram várias peças de touros? Sabe porque não há vestígios de nenhuma?! Os Portuenses não eram amantes de tourada. Faliram todas as praças de touros.

      Reply
      • Avatar

        Maria José os portuenses são e eram inteligentes, ao contrario de outros!!!!!!

        Reply
    • Avatar

      Este senhor diz-se “alteza”, mas não o é… não confundamos as coisas. Os Miguelistas foram banidos perpetuamente da sucessão ao trono e a qualquer tratamento de realeza. Isto chama-se História de Portugal.

      Reply
  • Avatar

    Viva que alguém tenha a coragem de dizer o que pensa e que não tem medo nem se esconde da moda de dizerem que não gostam de touradas vivam SEMPRE as touradas…

    Reply
    • Avatar

      Este comentário de Dom Duarte deixou-me consternada. ..desiludida e triste. Deu-me vontade de lhe chamar dom javardo. E eu que até admirava o nosso “rei”. Enfim, mais uma desilusão nesta vida maldita

      Reply
      • Avatar

        Comentário triste desse senhor, que para mim não é mais que ninguém. Sou contra o sofrimento animal, agora quem é a favor so tem o meu desprezo, seja quem for..

        Reply
      • Avatar

        O primeiro problema é que este senhor não é rei de nada, nem duque de nada, mas sim um impostor que se vale da ignorância portuguesa no que toca à História de Portugal. Por isso, acham-no rei e vive como reizinho. Mas diz o ditado popular com razão: “Em terra de cegos, quem tem olho é rei”. Este senhor (estrangeiro por nascimento, e filho e neto de estrangeiros) é uma vergonha para a sociedade portuguesa com esta mentalidade atrasada e estes comentários a favor das touradas (e quem se lembra dos comentários racistas que ele também já teceu?)… Enfim…

        Reply
    • Avatar

      Afinal nao é só o reizinho falido que é anormal este também deve ter bebido petróleo qdo era bebé

      Reply
  • Avatar

    Não sei atrasado MENTAL, os MILHÕES de pessoas que são contra as touradas, são contra a crueldade animal, torturar e matar um animal não é festa, não é cultura, não tem nada a ver com família, é uma ATROCIDADE SEM LIMITES! É UMA BARBARIDADE! É ABOMINÁVEL! É UM CRIME! Percebeu ou quer que lhe faça um desenho a cores?

    Reply
    • Avatar

      Tento na língua! Vá chamar atrasado mental a quem lhe fez as orelhas. Cisco de gente, não é capaz de manter uma língua limpa dentro da boca, insulta quemquer cujas opiniões lhe desagradem, mas tem moral para dar lições ao próximo… Comece por se moralizar a si mesma, exprima-se educadamente, aprenda a respeitar as opiniões e a sensibilidade do próximo… e goze a sua vida, ou arranje uma se a não tem, e não queira mandar na vuda dos outros.

      Reply
    • Avatar

      Meia dúzia? Talvez mas do lado das touradas.
      Sr. Pio tem de ter paciência, touradas e realeza já eram.

      Reply
    • Avatar

      Eu não diria melhor! Bravo!

      Reply
  • Avatar

    Algum dia havia de concordar com Duarte Pio, ainda que em parte.

    Reply
  • Avatar

    Que nessa “tourada real” ganhe o touro, como aconteceu há dias em Coruche. Festa é festa e, para ser brava, quantas mais mutilações de forcados e cavaleiros o touro provocar mais bela ela será.

    Reply
    • Avatar

      Vai mas é trabalhar vives á grande á custa do povo sem nada fazer seu grande parasita! Merda como tu já estão a mais neste mundo á muito tempo! És mesmo acéfalo e chulo a meia dúzia de pessoas vão te mostrar k quem maltrata animais são a escumalha k dizem ser humanos k é o k tu és…escumalha.

      Reply
  • Avatar

    Ainda bem que há pessoas e com relevo e que não estão dependentes de votos a defender uma parte importante da nossa identidade e tradição não é como a maior parte dos políticos que pelos votos embarcam em modas esses anti que se preocupem com a vida deles deixem a dos outros que pagam impostos e criam empregos para alimentar esses parasitas

    Reply
  • Avatar

    Bem aventurados os pobres de espírito porque deles será o Reino dos céus. Ainda bem que 1910 se implantou a República, caso contrário o Dom Duarte já teria cognome: O meia dúzia.

    Reply
    • Avatar

      Mas que besta quadrada este Duarte impossível ser Pio. Um verdadeiro psicopata. Ainda bem que representa uma pequena minoria de idiotas.

      Reply
      • Avatar

        Meia dúzia? Talvez mas do lado das touradas.
        Sr. Pio tem de ter paciência, touradas e realeza já eram.

        Reply
  • Avatar

    Nunca pensei que este Português, já estivesse senil então só meia duzia de Portugueses é que são contra as touradas ? e por ser do contra já não é bom chefe de familia ? ora cale boca seu palerma

    Reply
  • Avatar

    A minha única dúvida é relacionada com o facto de ainda darem atenção a este inculto pedaço de asno.

    Reply
    • Avatar

      Coitado não sabe o que diz! Mas que importância tem este senhor?!

      Reply
  • Avatar

    O D. Duarte que desculpe mas a generalização que faz é abusiva. Dizer que quem é contra as touradas é contra a família… é absurdo. A arena dos leões onde alguns eram colocados também fazia parte de uma cultura, e porque é que essa cultura foi ultrapassada e hoje não se mantém na atual cultura grega? O que diria se alguém quisesse reavivar essa cultura? Acharia bem? Ora…

    Reply
  • Avatar

    Só os acéfalos é que dizem, que tourada é cultura. Maltratar, sacrificar,e torturar animais , só pode dar prazer a quem é anormal, e não tem coração, nem sentimentos. Acabar com esta carnificina, sim, é cultura. E diz-se ele tão católico. Onde está escrito na Bíblia, que se devem torturar os animais criados por Deus, para dar prazer aos humanos ?

    Reply
  • Avatar

    Que nojo de ser humano. Ainda bem que não representa Portugal. Um verdadeiro idiota.

    Reply
  • Avatar

    Mas que besta quadrada este Duarte impossível ser Pio. Um verdadeiro psicopata. Ainda bem que representa uma pequena minoria de idiotas.

    Reply
  • Avatar

    Viva SAR o Duque de Bragança! Tem toda a razão!

    Reply
  • Avatar

    O Tontinho real, o palhaço, a besta quadrada que não entende que não é ético fazer sofrer um bicho para divertimento de gentalha insensível. O tonto real devia olhar para a sua antepassada Dona Maria II que em 1836 aboliu as touradas em Portugal. No decreto, a Rainha menciona o facto de pretender que o povo português evolua…. Um aspirante a rei que nem a História da Monarquia respeita e sabe. Se em 1836 as touradas foram abolidas por decreto real, a lei deveria ter -se mantido. Infelizmente, a lei vai mudando e nem sempre é para o progresso do país

    Reply
  • Avatar

    Claro que este pobre de espírito, medíocre, nunca poderia ocupar trono algum, nem nunca podia ser herdeiro da rainha liberal D. Maria II, que proibiu as touradas. Aliás até tenho muitas dúvidas quanto à legitimidade de poder usar o nome Bragança, uma vez que nunca se provou cientificamente que o seu antepassado (outro imbecil retrógrado) D. Miguel fosse realmente filho do rei D. João VI, que chegou a afirmar ser impossível ser seu pai. Penso que está na hora de acabar com esta fantochada e exigir o teste de paternidade de D. Miguel I.

    Reply
  • Avatar

    Touradas = Violência

    Reply
    • Avatar

      Até os tolos têm direito de gostar desta aberração civilizacional, agora insultar-me tenha paciência. SAR não passa de uma cavalgadura.

      Reply
    • Avatar

      Vamos mas é ali comer um belo bife de vaca ou um apetitoso frango no churrasco . Esses ao menos provem de animais criados em cativeiro, longe dos olhares das pessoas de bem , quer dizer do Pan, e mortos em locais próprios, longe da vista de toda a gente.

      Reply
  • Avatar

    Eu já sabia que este “personagem” era atrasado, mas tanto??!!
    Com que então, “meia dúzia”?? Nem contar consegues, reizinho?!

    Reply
  • Avatar

    Viva o rei que como não vai a eleições não tem medo de dizer o que pensa em vez de ser politicamente correcto. Viva as touradas viva a cultura e tradições portuguesa mas acima de tudo viva a liberdade de expressão

    Reply
  • Avatar

    Sr D. Duarte, se acha tão digno e tão cultural as touradas, meta-se o Sr numa praça de touros com a sua rica família e outros aficionados e lutem, lutem até só restar um em pé, pois tb já foi cultura e muito digno morrerem homens na arena. Cresça Sr D. Duarte e evolua.

    Reply
  • Avatar

    Este povo desta geração ainda não percebe que a meia dúzia são eles. Mais de 90% de Portugal e 99% da geração mais nova abomina Touradas. Uma forma de tortura cruel disfarçada de cultura para mamar uns milhões todos os anos do Estado (Nossos impostos). Felizmente a sua geração está mesmo naquele ponto em que vai ser totalmente substituída e finalmente Portugal como sociedade, vai poder evoluir um bocadinho…

    Reply
  • Avatar

    Exmo Sr. Dom Duarte, nunca lhe reconheci a si (e aos seus) como sendo de “sangue azul”, mas sim uma subespécie saloia da realeza, tendo suas afirmações comprovado tal facto. Espera-se de um nobre, comportamentos e ideologias nobres. Os “poucos” que defendem os animais, são na realidade a MAIORIA da população… aquela maioria que agora jamais votará ou apoiará os Monárquicos. Sua excelência encontra-se na MINORIA… aquela que ainda não evoluiu.

    Reply
  • Avatar

    As épocas implicam evolução em todos os sentidos. Cultura não significa tortura, barbárie. Dói-me ver um animal que sente como todos nós, a ser torturado para diversão de outros. Isso nunca!
    Sou mãe de família e indignam-me as afirmações feitas.

    Reply
  • Avatar

    Eu sou contra o Duarte Pio, e agora?

    Reply
  • Avatar

    Mas que tolo!

    Porque solicitam a opinião deste ‘real tonto’?

    Faria melhor figura se estivesse calado.

    Mais uma vez se constata que ‘realeza’ é um anacronismo.

    Reply
  • Avatar

    Depois de ler estes comentarios todos,cheguei a conclusão que os senhores defensores da NÃO TOURADA, mais não sabem do que ofender que tem uma opinião diferente. Meus senhores,os que são contra as Touradas, continuem com as vossas opiniões, mas respeitem que tem uma opinião diferente, e se tiverem educação para isso, deixem de chamar nomes a quem gosta de TOURADAS. QUE VIVAM AS TOURADAS,

    Reply
  • Avatar

    Outro anormal. Não admira, estes vêm da Idade,Média, sempre espezinharam o Povo e os animais…

    Reply
    • Avatar

      Tanto este senhor como os aficionados das touradas, deviam entrar sozinhos no recinto e deirarem os touros brincarem com eles. Talvez o conceito de “barbárie” fosse finalmente compreendido pelas verdadeiras bestas desta tradição estúpida.

      Reply
  • Avatar

    Isso é apenas a opinião daquela meia dúzia de pessoas que sonha com a monarquia em Portugal!…

    Reply
  • Avatar

    Deixar comentário para quê? ??
    Tanto o comentário real como quase todos os outros ( não reais) são tão absurdos, descabidos, insolentes e malcriados, que me espanta! Afinal ninguém evoluiu! Tristeza!!!!
    Só posso dizer : O SILÊNCIO E A INDEFERÊNÇA, SÃO A MELHOR RESPOSTA !!!
    NOTA – Sou de alma , coração e sentimentos – CONTRA TOURADAS!!!

    Reply
  • Avatar

    I”Considerando que as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de nações civilizadas; e bem assim que semelhantes espetáculos servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade e desejando eu remover todas as causas que podem impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa, hei por bem decretar que d’ ora em diante fiquem proibidas em todo o reino as corridas de touros.”

    Palácio das Necessidades, em 19 de setembro de 1836. Rainha D. Maria II – Manuel da Silva Passos (Diário do Governo nº229, de 1836).

    Reply
  • Avatar

    Eu simplesmente que nem gosto de taurada, acho que colocar os animais no mesmo plano de igualdade com os humanos, é anti-humanidade… uma hipocrisia a não ser que queiram também implementar o veganismo para todos… espetar farpas, não é nada equiparado à electrocução dos animais para abate… hipocrisia… até porque estes animais vivem mais anos e com melhores condições que os outros… querer acabar com estes para as farpas, e nada dizer dos outros, é ser hipocrita… e ser contra os que menos sofrem… os touras de ganadaria para a tourada… estão 4 anos a engordar e com espaço… Portanto se querem ser contra a tourada… devem repensar na tal politica de alimentação nacional e se restringir a vegetais sem capacidade cognitiva porque se não a meu ver são hipocritas da pior especie… e vomito no que pensam como o Orlando… e não… não gosto de tourada.. e não sou vegan…

    Reply
  • Avatar

    D. Duarte : Matar para sobreviver é igual a matar por prazer ?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.