Dora Maria: “Festfado é a grande Festa de Fado para todos os que amam o fado !”

capa do livro

 

O Festfado vai para a sua segunda edição, e após anunciados os convidados especiais e o alargamento do festival, o Infocul entrevista a anfitriã e também fadista Dora Maria.

 

 

 

Quando surgiu a ideia de criar este festival?

 

Esta ideia é um antigo sonho meu. Sou uma sonhadora por natureza. Gostava de descentralizar. De concretizar um projecto de um festival que saísse dos grandes centros urbanos e que circulasse pelo nosso país para que todos pudessem ter acesso a este festival, seja como público, seja como participantes. Daí este festival ser aberto a todos, aos fadistas que já têm a sua carreira e que o público gosta de vê-los em palco e aos que ambicionam uma carreira ou até somente porque gostam de cantar o fado de uma forma despreocupada. Festfado é a grande Festa de Fado para todos os que amam o fado ! 

 

 

Qual o balanço da primeira edição?

 

A primeira edição aconteceu em Ponte Sor no passado ano e tornou-se um sucesso nacional, pois tivemos sempre casa cheia com público e concorrentes vindos de Norte a Sul do país. Por isso, este ano avançamos com a segunda Edição e que vai acontecer em duas regiões: Alentejo ( Ponte Sor )  e Ribatejo ( Benavente/ Samora Correia ) de Fevereiro a Julho. Um Festfado mas com Festfado Alentejo e Festfado Ribatejo. Creio que no próximo ano estaremos em mais uma região do país. 

 12524088_668552313287707_4716629831717484762_n (1)

 

Como é a dinâmica de cada um dos concertos que integram o festival? 

 

Cada Gala tem uma primeira parte em que eu, como anfitriã, abro o espectáculo com alguns temas, para depois de seguida apresentar os concorrentes que atuam nessa noite. Na segunda parte, o fadista convidado da noite apresenta-se em palco e faz o seu espetáculo. No final, anuncia-se o vencedor da noite e que fica apurado para a Final. 

 

 

Quais os convidados especiais que irá ter este ano?  

 

Este ano iremos ter como fadistas convidados Teresa Tapadas, Rodrigo Costa Felix, Ana Sofia Varela, João Chora, Lenita Gentil, Mafalda Arnauth, Maria Armanda, José da Câmara, Ana Lains e António Pinto Basto. Também iremos ter outros convidados surpresa em todas as Galas, artistas e/ou figuras públicas que irão fazer parte do júri em cada Gala. Mas esses terão que aguardar ….Serão uma surpresa! 

 

 

 

Há possibilidade de este festival ir para mais regiões do país? O que já pode ser adiantado nesse sentido? 

 

A intenção é mesmo essa. Posso adiantar que há interesses em que este festival no próximo ano aconteça em mais regiões. 

 

16009817_10208489629385920_1496044310_o

 

Todos podem inscrever-se e participar no Festfado? 

 

Todos podem, sem excepção de idades. Só têm que enviar os dados pessoais e um vídeo ou áudio para festfado@gmail.com  .  

 

 

Quais os prémios que ganharão os três primeiros classificados? 

 

Haverá dois vencedores, um no Festfado Alentejo e outro no Festfado Ribatejo. Cada um deles ganhará a possibilidade de gravar um trabalho discográfico, o segundo e terceiro prémios serão monetários. 

 

 

Quem apoia este festival e qual o orçamento do mesmo? 

 

O Festival conta com o apoio financeiro e logístico das Câmaras Municipais de Ponte Sor e Benavente. Também de realçar que alguns dos fundos angariados pela receita da venda dos bilhetes reverte a favor dos Bombeiros de Benavente e Samora Correia e para o Eléctrico Futebol Clube. Este cariz solidário de apoiar algumas das instituições de cada região também me deixa muito realizada com este projecto. 

 

 

Como convida o público a ir aos espectáculos que integram este festival? 

 

O público é convidado através da publicidade que é feita através de toda a imprensa, rádios e televisões que têm divulgado este projecto. O ano passado contamos com o apoio especial da Antena 1 e este ano junta-se um apoio também muito grande, da Rádio Amália. Aproveito para agradecer a todos estes apoios e terem possibilitado que este FESTFADO exista e seja a linda festa que tem sido e vai ser com certeza.  

 

 

Festfado Alentejo – Cine-Teatro de Ponte Sor 

17 de Fevereiro 2017 – Teresa Tapadas 

17 de Março 2017 – Rodrigo Costa Felix 

21 de Abril 2017 – Ana Sofia Varela 

19 de Maio 2017 – Mafalda Arnauth 

16 de Junho 2017 – João Chora 

21 de Julho 2017 – Lenita Gentil 

  

 

Festfado Ribatejo – Centro Cultural de Samora Correia 

10 de Março 2017 – José da Câmara  

17 de Junho 2017 – Teresa Tapadas 

  

 

Festfado Ribatejo – Cine-Teatro de Benavente 

7 de Abril 2017 – Maria Armanda 

13 de Maio 2017 – Ana Lains 

7 de Julho – António Pinto Basto

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6448 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.