EDP Live Bands é “um projecto que dá oportunidade a alguém de fazer aquilo que sempre sonhou”

Decorreu hoje, 3 de Março, a apresentação da 7ª edição do EDP Live Bands. A apresentação decorreu na Fábrica Musa, em Marvila.

Concurso de bandas promovido pela EDP chega à sua 7ª edição em Portugal e volta a premiar bandas nacionais amadoras com uma actuação em dois grandes festivais e a gravação de um disco.

Álvaro Covões, director da Everything is New, revelou ao Infocul que “acima de tudo o que é mais interessante é poder participar num projecto que dá oportunidade a alguém de fazer aquilo que sempre sonhou, que é gravar um disco, com uma editora que é a Sony Music e pisar o palco de dois grandes festivais da Europa”.

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do EDP Live Bands, concurso de bandas amadoras criado pela EDP para promover a música e o talento nacional. Esta iniciativa oferece às bandas a possibilidade de mostrarem o seu trabalho e de actuarem ao vivo no palco de dois grandes festivais. Além da actuação no NOS Alive’20 e no Mad Cool Festival, em Madrid, a banda vencedora vai gravar um álbum que será editado pela Sony Music e ainda um videoclipe. Este ano, a EDP disponibilizará às seis bandas finalistas uma sala de ensaios em Marvila, para poderem preparar a sua actuação para a grande final ao vivo. A competição destina-se a bandas amadoras Portuguesas de qualquer género musical, que não tenham actualmente um contrato discográfico.

O período de inscrições decorrerá entre 3 de Março e 6 de Abril. Para participarem, as bandas devem fazer upload de uma música original no site do concurso (edplivebands.edp.com). São os fãs que vão escolher uma das seis bandas finalistas através de votação directa no site. As restantes bandas serão selecionadas pelo júri, tendo em consideração critérios como a originalidade e a qualidade técnica e musical.

Conhecido como o empresário dos grandes concertos, questionámos Álvaro se a responsabilidade é diferente neste projecto em que promove novas bandas. O empresário explicou-nos de que “na vida temos de ter e trabalhar sobre três olhares: curto prazo, médio prazo e longo prazo. No curto prazo é fácil, são os grandes nomes e depois há o dia de amanhã e depois esses grandes nomes não estão cá, e portanto no médio e no longo prazo, precisamos de novos talentos e só quem não gosta deste negocio e quem não gosta de música é que não pode também pensar no futuro. E nós como promotores temos obrigação de dar oportunidade ao público de ver as grandes bandas do momento, mas também ajudar as grandes bandas do futuro a começarem a ter público e a ter oportunidades e só assim é que se manm a industria a funcionar”.

Este ano, a grande final do EDP Live Bands tem data marcada para o dia 23 de Maio, no espaço Lisboa ao Vivo (LAV), em Marvila, e as seis bandas finalistas terão a possibilidade de convidar amigos, familiares e fãs para assistir à sua actuação, com o transporte a ser oferecido pela EDP. O objectivo é proporcionar às bandas o apoio dos seus fãs e, para tal, será disponibilizado pela EDP um autocarro a todas as bandas que residam fora da região da grande Lisboa.

As bandas seleccionadas para a final participarão num workshop com especialistas da indústria musical, que conta este ano com a presença do músico Hélio Morais, bem como de representantes dos vários parceiros do projecto. Uma oportunidade única para partilharem experiências e receberem conselhos sobre como fazer carreira no competitivo mundo artístico nacional. O baterista e co-fundador das bandas PAUS e Linda Martini será júri em todas as etapas de selecção dos candidatos e também na grande final ao vivo onde será conhecida a banda vencedora da 7ª edição. O grande vencedor terá ainda a oportunidade de trabalhar com Hélio Morais na produção do disco.

Sobre a existência de um mentor para a banda vencedora, neste caso Hélio Morais, Álvaro Covões relembrou que “há sempre”, não evitando o riso, antes de acrescentar que “no ano passado já tínhamos tido o Tiago Bettencourt, e este ano o grande Hélio Morais vai estar connosco e vai também ser uma espécie de produtor, alguém com uma grande carreira de palco e criação, mas também uma carreira de produção de projectos e portanto achávamos que era preciso adicionar algo mais para sermos mais ambiciosos e para cada vez mais dar a verdadeira oportunidade ao projecto de ganhar”.

Tal como em edições anteriores, o EDP Live Bands Portugal conta com o apoio da Everything is New, da Sony Music e da FNAC. Além de contribuírem para a seleção da banda vencedora, os parceiros vão também apoiá-la após o concurso, através da divulgação da sua música.

Além de Y.azz x B-mywingz (2019), projectos como Churky (2018), Plastic People (2017) Them Flying Monkeys (2016), Cavaliers of Fun (2015) e Caelum’s Edge (2014) fazem parte do leque de vencedores da edição Portuguesa do EDP Live Bands.

Desde a sua primeira edição, em 2014, o EDP Live Bands já recebeu mais de 8.300 candidaturas e premiou 14 bandas (12 Primeiros Prémios e 2 Menções honrosas) nos três países onde está presente. Além de Portugal, no Brasil o concurso arrancou em 2016 e Espanha terá este ano a sua 3ª edição.

Calendário – 7ª Edição do EDP LIVE BANDS Portugal

3 de Março Lançamento e início das inscrições

6 de Abril Fim do período de inscrições

De 3 de Março a 20 de Abril Votação online – 1ª fase

23 de Abril Anúncio dos semifinalistas

24 de Abril a 4 de maio Votação dos semifinalistas para acesso à final

06 de maio Anúncio dos finalistas

23 de maio Final da 7ª edição (Lisboa)

Álvaro Covões recordou ainda de que além do EDP Live Bands em Portugal, “fazemos o EDP live Bands Espanha e o EDP Live Bands Brasil, porque como o prémio é actuar no NOS Alive em Portugal significa que também estamos a promover Portugal em dois grandes países que são dois países que são dos principais mercados emissores de turistas para Portugale isto é “também promover o nosso destino de outra forma, por exemplo no Brasil participaram bandas de todos os estados brasileiros”.

O EDP Live Bands está de volta para mandar abaixo paredes! 🎸🤘 Juntamente com a EDP trazemos-te a 7ª edição do melhor concurso de bandas. Salta da garagem para os palcos do NOS Alive 2020 e MAD Cool Festival, filma um videoclip e grava um álbum com a Sony Music Portugal. Não percas esta oportunidade e inscreve já a tua banda até dia 6 de abril em http://edplivebands.edp.com/Portugal

Publicado por Everything Is New em Terça-feira, 3 de março de 2020

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6663 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.