Até dia 22 de julho, a Ilha de Elba recebe a quinta edição do Festival de Ópera Magnética que acontecerá em Capoliveri, a principal cidade do a sudeste da ilha da Toscana. O evento musical de verão organizado pela associação cultural local Maggyart combina apresentações de ópera e ballet em dois locais: a mina de magnetita de Ginevro (Miniera di Ginevro) e a praça principal de Capoliveri – Piazza Matteotti.

 

A Mina de Ginevro, conhecida desde a antiguidade, foi abandonada no início dos anos 80 e hoje, depois de reaberta ao público, é uma das atrações imperdíveis da ilha de Elba. As suas fascinantes galerias, onde os mineiros trabalharam durante séculos, estão de facto abertas para visitas: uma viagem aventureira “para o centro da terra”.

 

Esta jóia escondida está localizada no Monte Calamita e a cada verão, os seus lados tornam-se o fundo natural dos eventos mais fascinantes do Festival de Ópera Magnética, não só para ópera e ballet apaixonados, mas também para aqueles que querem viver uma experiência incomum. O habilidoso jogo de luzes que ilumina a alta montanha rica em ferro torna a atmosfera onírica da mina ainda mais encantadora.

 

 

Programa do Festival de Ópera Magnética de 2019

 

Quinta-feira, 18 de julho de 2019 | 21:30 | Miniera di Ginevro – Cavalleria Rusticana e Pagliacci

A Orquestra Sinfonica Cantieri d’Arte, dirigida pelo maestro Stefano Giaroli, apresentará duas das mais famosas óperas clássicas: Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni e Ruggero Leoncavallo. As duas óperas partilham tópicos como amor, ciúme e morte, e são frequentemente realizadas juntas. O elenco vocal conta com cantores de ópera como Cristina Melis, Alberto Profeta e Renata Campanella. A direcção, cenas e figurinos são de Artemio Cabassi.

 

 Segunda-feira, 22 de julho de 2019 | 21:30 | Miniera di Ginevro – Turandot

O Turandot de Giacomo Puccini foi escolhido para o grande final da edição de 2019 do Magnetic Opera Festival. O maestro Stefano Giaroli conduzirá a Orquestra Filarmonica delle Terre Verdiane e a Coro dell’Opera di Parma com a soprano francesa France Dariz, interpretando o personagem-título frente ao tenor Diego Cavazzin (Calaf). A direção, cenas e figurinos são de Artemio Cabassi.

 

De 8 de julho a 22 de julho de 2019 | Piazza Matteotti – Matinée

Todos os dias durante o Festival de Ópera Magnética, a Piazza Matteotti recebe matinés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.