Elisa Rodrigues, Cassete Pirata, Beja Flor, April Marmara e David Bruno confirmados no Super Bock em Stock

Em novembro, o Super Bock em Stock vai receber alguns dos principais talentos da nova música portuguesa, artistas que garantem o futuro da produção nacional e que testam as convenções de cada género, surpreendendo o público com novas sonoridades. É o caso de Elisa Rodrigues, Cassete Pirata, Beja Flor, April Marmara e David Bruno, as mais recentes confirmações para o cartaz do Super Bock em Stock.

Nos últimos anos, Elisa Rodrigues acumulou muitas experiências de palco, integrando equipas de outros artistas portugueses ou assumindo o desafio em nome próprio. O seu disco de estreia, “Heart Mouth Dialogues”, editado em 2011, revela todo o seu talento. Sem nunca perder a identidade marcada pelo jazz, Elisa conseguiu trabalhar com influências muito distintas. Depois desse disco, Elisa foi recrutada para gravar com a banda britânica These New Puritans, assumindo essa responsabilidade no disco “Field Of Reeds”, editado em 2013, e acabando por manter esse posto de destaque na digressão intercontinental do grupo. Neste momento, a própria Elisa Rodrigues aponta o caminho do futuro: “Nos últimos tempos decidi dar-me espaço para experiências novas, colaborar com outras pessoas e renovar energias, mas não quero descurar o percurso a solo…” Ou seja, chegou a hora de um novo disco. “As Blue As Red” é um registo amadurecido, sim, mas que dispensa muitas invenções. Com dez temas originais, conta com a inspirada produção de Luísa Sobral e também com um núcleo de excelentes instrumentistas. “As Blue As Red” surpreende aqueles que já conhecem a artista de “outros carnavais” e seduz os muitos que começam agora a conhecer a voz de Elisa. O Super Bock em Stock é uma excelente oportunidade para conhecer ainda melhor este enorme talento da música portuguesa.

Os Cassete Pirata estrearam-se com o lançamento do EP homónimo em 2017. Actualmente estão na fase final de produção do seu disco e até já desvendaram uma das suas novas canções, com o vídeo de “Outro Final Qualquer”. Liderados por João Firmino (mais conhecido como Pir), vocalista e compositor da maior parte dos temas, os Cassete Pirara contam com a bateria de João Pinheiro (Diabo na Cruz, TV Rural), o baixo de António Quintino (Samuel Úria), a dupla única de cantoras e teclistas Margarida Campelo e Joana Espadinha, e contam ainda com o produtor musical Luís Nunes (aka Benjamim). Vindos maioritariamente das escolas de jazz de Lisboa e Amesterdão, os Cassete Pirata trazem as canções rock diretamente da juventude, canções que reprimiram durante o estudo das harmonias do jazz. O lirismo das melodias e o som psicadélico dos teclados vêm de quem juntou os Supertramp e os Melody’s Echo Chamber aos discos de Coltrane e Milton Nascimento. Com a sua sonoridade rock, os Cassete Pirata são reconhecidos como uma das mais promissoras bandas do panorama musical português. Em novembro, espera-se um concerto cheio daquela energia que marca o trabalho dos Cassete Pirata.

Do rock para o pop… Bejaflor é uma pequena criatura que habita a floresta do pop do nosso país, onde pulsam ritmos quebrados, além de vozes e harmonias sintetizadas por José Mendes, um jovem produtor com apenas 19 anos. O álbum de estreia homónimo de Bejaflor é composto por canções – na sua plenitude melódica e lírica – com uma estética pop em andamento eletrónico e com influências hip hop, mais modernas e sofisticadas. Na sua música, há ainda ecos de B Fachada, por exemplo, além da enorme vontade de dar a conhecer a sua própria voz, sem perder um apelo pop muito evidente ao longo deste registo de estreia. O disco já está disponível em todas as plataformas de streaming e há a oportunidade de ficar a conhecer melhor este Bejaflor já em novembro no Super Bock em Stock.

April Marmara é o solitário projeto de ghost folk cantado e composto por Bia Diniz. Com uma invulgar serenidade nos dedos e na pose, e com um registo vocal cuidado e arrepiante, April Marmara apresenta-nos as suas negras canções de amor. São canções sem espinhas ou gorduras desnecessárias – ora lembram as noites de vendaval vistas pela janela do quarto, ora lembram os passeios ao sabor da brisa das pálidas manhãs de Outono. São imagens e mais imagens que Bia Diniz canta sem qualquer pudor. Esta é música corajosa e, quem ouve, reconhece essa coragem, além da nostalgia, a solidão e a universalidade de quem escreve canções folk assim, sem qualquer afetação. Tudo isto é folk, e exatamente como folk deve ser, ou seja, solitário e bem cantado. A julgar por estas canções, o futuro de April só poderá ser brilhante. E o público do Super Bock em Stock vai confirmar todas estas expectativas, já no próximo mês de novembro.

E, por último, mais um projeto português – e este está cheio de portugalidade… David Bruno do Santos Besteiro, mais conhecido por dB, é um produtor português de Vila Nova de Gaia. Depois de dar a conhecer o seu talento em projetos como o Conjunto Corona, David Bruno apresenta-se agora com um novo projeto a solo. “O Último Tango em Mafamude” é uma obra multimédia, onde os samples de áudio e de vídeo dão origem a uma espécie de vídeo-álbum marcado pelo arrojo e pela originalidade. Com referências visuais nacionais e referentes às décadas de 80 e 90, este objeto artístico é uma ode a uma época dourada na história recente do nosso País, “onde a abundância, o ‘novo-riquismo’, os bons restaurantes, os cafés, os bares, os autarcas populistas, a construção, o crédito fácil e o bem estar da classe média floresciam… Tudo florescia, menos o amor que a cidade de Vila Nova de Gaia sentia pelo poeta David Bruno”, segundo o próprio David. Sendo assim, o artista abandona a cidade e, confrontado com esse amor não correspondido, decide contar toda a história num disco absolutamente imperdíve Assim como o concerto, no Super Bock em Stock.

O bilhete único válido para os dois dias do Festival encontra-se à venda nos locais habituais, pelo preço de 45€, passando a 50€ nos dias do Festival.

Já confirmados:

Anabela Aya, April Marmara, Bejaflor, Birds Are Indie, Capitão Fausto, Cassete Pirata, Cavalheiro, Charles Watson, Conan Osiris, Conner Youngblood, Cuco, David Bruno, Dino D’Santiago, Dream Wife, Elisa Rodrigues, Elvis Perkins, Éme, Holly Miranda, IAN, Iguanas, Johnny Marr, Jungle, Lena d’Água e Primeira Dama com a Banda Xita, Lola Marsh, Mansionair, Masego, Nakhane, Natalie Prass, Paraguaii, Rejjie Snow, Still Corners, The Harpoonist and The Axe Murderer, The Saxophones, Tim Bernardes, U.S. Girls

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.