Estreia de “As crónicas de Wu Li” e ensemble de saxofones no Museu do Oriente

O Museu do Oriente recebe a estreia, em Portugal, do filme-documentário chinês “As crónicas de Wu Li no Colégio de São Paulo em Portugal”, de James Jacinto, no domingo, 22 de Maio, às 17:00, com entrada gratuita. O documentário tem uma duração de 79 minutos e é narrado em cantonês, com legenda dupla em português e inglês.

 

Na véspera (21 de Maio), os alunos da Escola Profissional da Metropolitana protagonizam um ensemble de saxofones, num espectáculo também de entrada gratuita, às 16:00. O programa do ensemble de saxofones da Escola Profissional da Metropolitana inclui temas de Dvorák, Bartók e temas tradicionais da Bulgária e Peru.

 

 

Macau, Pequim, Hong Kong e Portugal servem de cenário ao filme-documentário “As crónicas de Wu Li no Colégio de São Paulo em Portugal” sobre o poeta e pintor do século XVII, Wu Li. Viajando da sua terra natal em Jiangsu, na China, até Macau, onde reside uma temporada no Colégio de São Paulo, a primeira universidade de estilo ocidental na China, a história deste homem, que depois se torna padre jesuíta, é o mote para se conhecer a história do Colégio e Igreja de São Paulo de Macau, então uma cidade habitada por chineses, portugueses, outros europeus e asiáticos.

 

 

O filme inclui cenas de reconstituição da época de Macau e Pequim e depoimentos de especialistas sobre este período extraordinário de intercâmbio de conhecimento científico e cultural entre a China e a Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.