Omar Sosa actua a 19 de Novembro, no Teatro Garcia de Resende, em Évora, acompanhado de diferentes músicos da Escola Taller de Músics para o Ensino Superior de Música (ESEM), o Taller de Músics Ensamble.

Nascido em Cuba, em 1965, aos oito anos, Omar Sosa começa a estudar percussão e marimba. Entre suas influências musicais iniciais cita a música tradicional afro-cubana e compositores clássicos europeus.

Quando se muda para o Equador, em 1993, mergulha nas tradições folclóricas de Esmeraldas, região da costa noroeste daquele país, cuja herança africana inclui a tradição distintiva da marimba. Pouco depois, em 1995, muda-se, de novo, para a Baía de São Francisco e depressa se torna um nome incontornável, e revolucionário, no jazz latino, com sua escrita aventureira e o seu estilo percussivo.

Até ao momento, Omar Sosa conta com mais de 100 concertos realizados, em seis continentes. Começa a sua carreira discográfica em 1997 e hoje soma 22 CD editados, cinco dos quais nomeados para prémios Grammy.

Entre jazz, nova música clássica e música eletrónica, Omar Sosa move-se como ninguém, tendo já colaborado com músicos africanos, árabes, europeus, indianos, latinos e norte-americanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.