
Vitorino Salomé e Catarina Luís escolheram Évora para apresentar, em estreia absoluta, o espectáculo Com Florbela na Voz. No dia 5 de Setembro, às 22:00, na Praça do Sertório daquela cidade vão escutar-se temas inéditos sob a obra literária de Florbela Espanca, para além de outros a ela relacionados.
Vitorino Salomé, o director musical do projecto que tem como objectivo a gravação de um trabalho discográfico, convidou, há cerca de um ano, vários compositores à criação musical, para a voz da eborense Catarina Luís (pseudónimo de Gisélia Silva e que recentemente decidiu assim homenagear os seus pais).
O espectáculo Com Florbela na Voz, integrante do festival Artes à Rua, desenvolve uma abordagem artística contemporânea, em que uma voz, acompanhada ao piano e por um quarteto de instrumentos acústicos, promete transportar o público para sonoridades de origem tradicional alentejana e/ ou portuguesa, através das palavras intemporais de Florbela.
Vitorino, para além de dirigir o projecto, assina a composição de alguns dos temas, convidando também Amílcar Vasques-Dias, Sérgio Costa, João Bacelar. Foram assim seleccionados os compositores, alguns alentejanos, outros apaixonados pelo Alentejo, que se dedicam à composição musical dos poemas criteriosamente escolhidos.
Desenhou-se então um espectáculo musical forte, baseado na obra da calipolense Florbela Espanca. Em sua homenagem reúnem-se músicos com diferentes experiências, sensibilidades, olhares múltiplos e objectivamente comuns sobre uma obra de referência da literatura portuguesa.
Assim, estarão em palco: Catarina Luís (voz), Vitorino Salomé (direcção artística), José Moz Carrapa (guitarra), Sérgio Costa (Baixo, guitarra, flauta e teclados), Rui Alves (bateria e percussões). Os Arranjos, Produção Musical e Metais estarão a cargo de Tomás Lamas Pimentel, e a imagem e concepção gráfica de Luís Pedro Morais.