Exposição de Camilo Pessanha no Museu do Oriente

O encontro do poeta Camillo Pessanha com Ana Castro Osório.tif

 

 

O Museu do Oriente vai receber uma exposição que vai assinalar o 150º aniversário do nascimento de Camilo Pessanha. Esta mostra vai apresentar 24 foto-ficções da autoria do artista plástico Victor Belém. “Memórias de Camilo Pessanha” vai ser inaugurada no dia 12 de Outubro, a partir das 18:30.

 

 

Nesta exposição, Victor Belém apresenta um conjunto de foto-ficções. Para as criar recorreu à sobreposição de transparências, privilegiando texturas, valores de luz e ambientes oníricos. Os títulos destas obras foram inspirados em excertos de sonetos e poemas da “Clepsydra”, e ilustram as várias fases da vida de Camilo Pessanha desde a juventude, a partida para Macau, o seu amor por Ana de Castro Osório e o tema do ópio e da morte.

 

 

Esta exposição também apresenta um segundo olhar sobre a vida de Camilo Pessanha, integrando duas dezenas de peças em porcelana chinesa, álbuns de pintura ou frascos de rapé. Esta é a primeira vez que o público do Museu do Oriente poderá ver estas peças que se encontram no depósito.Estas obras foram doadas à Fundação Oriente em 2013 e em 2016.

 

 

A exposição “Memórias de Caminho Pessanha” poderá ser vista de 12 de Outubro a 19 de Novembro, das 10:00 às 18:00. Às sextas-feiras a entrada é gratuita, já nos outros dias o bilhete custa 6€.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.