No próximo dia 7 de janeiro, terça-feira, o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo inauguram, pelas 15:30, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos (Rua de Burgos, n.º 5, Évora), a exposição POSTCARDS_Trilogy (2013-2016).

Patente ao público até dia 15 de Fevereiro 2020, a exposição da artista visual e performativa Eleonora Marzani é uma coleção de 42 vídeo-postais, divididos em três partes. Em cada vídeo, um voluntário veste uma peça de roupa especial, que traz consigo uma cenografia de sugestões e memórias reveladas nos textos anexos aos vídeo-postais. O projecto começa na planície do Norte de Itália, onde na terra chata se desdobra o ciclo da natureza. A segunda parte coloca-se na ilha da Sardenha (Itália), onde a relação com o tempo e o espaço é diferente. A terceira [Postcards from the Unknown] foi realizada no Alentejo (com o apoio da CMÉvora, CHAIA, residência 2016 Atalaia Artes Performativas, CMAlmodôvar) em lugares cuja identidade parece desconhecida, apagada pelo tempo ou pela intervenção humana. O abandono, o descuido, a transformação, fazem com que, apesar de ser conhecidos, os lugares tornem-se não familiares.

Deixa-se assim o convite à visita da exposição POSTCARDS_Trilogy (2013-2016), um projecto de vídeo-performance que explora diferentes paisagens, das agrícolas às urbanas, até às esquecidas, bem como a relação individual com a roupa, a paisagem e a espera, e que é dado a conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.