“Fátima, o dia em que o sol bailou” continua digressão

A Póvoa de Varzim recebe de 12 a 14 de Agosto o espectáculo “Fátima, o dia em que o sol bailou”. Este sobe ao palco principal do Cine-Teatro Municipal Garret. A Vortice Dance Company continua assim a digressão deste espectáculo multidisciplinar estreado em maio em Fátima e já também apresentado em Bragança. 

“Fátima, o dia em que o sol bailou” é alusivo às aparições e à mensagem de Fátima e foi encomendado pelo Santuário de Fátima no contexto da celebração do Centenário das Aparições (1917-2017) e estreado por ocasião da peregrinação internacional de maio, no Centro Pastoral de Paulo VI. 

 

 

A base temática deste trabalho multidisciplinar é o contexto social e cultural das aparições de Fátima, bem como o reflexo desses acontecimentos no tempo presente. Cláudia Martins e Rafael Carriço, coreógrafos e bailarinos principais da Vortice Dance Company, sublinham que o espectáculo “tece uma reflexão actual e contemporânea do acontecimento e da mensagem”, algo que “continua a mostrar que os apelos deixados na Cova da Iria em 1917 têm actualidade”. 

 

 

Na peça são retratados alguns dos momentos mais marcantes, ocorridos de maio a outubro de 1917, tais como a aparição em que ‘uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol’ apela à oração e pede às três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, que rezem o terço todos os dias, para que se alcance a paz no mundo e o fim da guerra”, sublinham Cláudia Martins e Rafael Carriço. 

 

 

O espectáculo junta artistas de áreas distintas e de diferentes nacionalidades no processo de pesquisa e de criação. A Visão do Inferno, o Milagre do Sol e a Morte da Jacinta são outros dos momentos representados.  

 

 

No decorrer da peça há uma viagem no tempo, fazendo-se o paralelismo de situações passadas com situações presentes”, explicam os autores deste trabalho artístico, para sublinhar os dois elementos-chave da mensagem que é transmitida neste espectáculo. 

Após o primeiro momento em Fátima, o espectáculo saiu em digressão, por iniciativa da Vortice Dance Company. Apresentou-se em Bragança, no Cine-Teatro Municipal, e estará este mês de agosto em Póvoa de Varzim, na Sala Principal do Cine-Teatro Garret. As sessões, entre os dias 12 e 14 de Agosto, iniciam às 21:30. O espectáculo tem a duração de 60 minutos, sem intervalo. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou directamente na bilheteira do Cine-Teatro Garret. 

 

 

A companhia  está a estudar o agendamento de outras datas de subida ao palco com “Fátima, o dia em que o sol bailou”, em Portugal e no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.