“Fátima, o Dia em que o Sol Bailou”: Para celebrar o centenário das Aparições, no Teatro Tivoli BBVA

fatima1

 

O Teatro Tivoli BBVA tem desde ontem, e até dia 30 de Abril, o espectáculo “Fátima, o dia em que o sol bailou” em cena pela Vortice Dance Company.

 

 

A aparição de Fátima perante Lúcia, Jacinta e Francisco é o ponto de partida de um espectáculo que apresenta vários momentos desde 1917 até aos dias de hoje. Esta conjugação de passado e presente é conseguida com uma excelente escolha e exibição de imagens projectadas no palco e em duas telas, que acabam por prolongar a acção além do palco, e por uma escolha musical adequada às coreografias que são apresentadas pelos bailarinos. A música que vai sendo apresentada ao longo do espectáculo provoca diferentes tipos de intensidade emocional, sendo que o espectador fica entregue ao espectáculo desde inicio devido às imagens dos Valinhos, com que se inicia toda esta história.

 

 

Não é, nem tem pretensão de ser, um bailado. Neste espectáculo são apresentadas diferentes artes como dança, vídeo-mapping ou cenografia 3D. Um espectáculo multidisciplinar que nos traz uma representação sóbria, nas coreografias, e intensa nas mensagens que vão sendo apresentadas nas telas. E é num constante equilíbrio entre a suavidade e intensidade que este espectáculo acaba por se revelar prazeroso e com duração certa (aproximadamente uma hora). As coreografias são na sua ideia bem pensadas, devendo ser melhor oleadas na sua prática, sendo que o arrebatamento do público no espectáculo acontece pela inteligentíssima e bem conseguida escolha de imagens vídeo e música.

 

fatima 2

 

No final do espectáculo, o Infocul esteve à conversa com Rafael e Cláudia Carriço, os dois corógrafos da Vortece Dance Company, tendo Rafael nos dito que “este espectáculo começou a ser pensado em final de 2015, que foi quando fomos contactados pelo Santuário e quando começámos as negociações. Foi um ano antes da estreia” que ocorreu em Fátima, tendo o espectáculo depois também passado por Bragança e chegado a ir ao Brasil.

 

 

O Santuário propôs-nos fazer uma obra de dança, em que nós não quisemos que fosse apenas um bailado mas sim um espectáculo multidisciplinar onde temos outras técnicas”, acrescentou Rafael.

 

 

A videografia sou eu que faço. Começámos nos Valinhos de Fátima, o espectáculo começa com uma imagem que nós tentamos expandir com estas duas telas, que por norma até são maiores, de 16 metros. Valinhos que é onde surgiu o anjo, Nossa Senhora, e foi a partir dai que começámos a desenvolver o nosso trabalho” disse-nos antes de Cláudia nos falar da sensibilidade na escolha musical.

 

 

A Vortice Dance Company celebra 16 anos no dia 29, Dia Mundial da Dança, e estará no Tivoli BBVA até dia 30. Cláudia convida o público a ir ver um “espectáculo muito emotivo, multidisciplinar, que tem noção da dança, da videografia, tem os três pastorinhos, tem todos os ingredientes para ser um actual, inovador e para toda a família, todas as religiões, para todas as idades. Venham ver porque é um espectáculo inclusivo” acrescentando que “a mensagem é muito abrangente que aborda, não por ser sobre Fátima mas porque fala de muitas coisas que tocam a crentes e não crentes, e acho que isso é mais um bom motivo”.

 

 

“Fátima, o Dia em que o Sol Bailou” pode ser visto nos dias 28 e 29 de Abril às 21:30 e nos dias 29 e 30 de Abril às 16:30. Os bilhetes custam entre os 12,50 e os 22,50€.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6436 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.