Feira da Luz está de regresso e com cartaz a apostar na portugalidade

CARTAZ_CONCERTOS_WEB

 

 

A Feira da Luz regressa ao Largo da Luz, em Carnide, de 26 de Agosto a 24 de Setembro. Esta feira, que é tão antiga como o próprio culto mas que começou a adquirir uma maior projeção durante os séculos XVI e XVII, está ligada à tradicional romaria que se realiza anualmente, durante o mês de Setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz.

No recinto da feira poderão ser vistas exposições, mostras de artesanato, o desfile da marcha popular de Carnide, tardes musicais dinamizadas pelos agrupamentos (Grupo de Música da Associação de Moradores Lupeca, Momento poesia GAC, ArpiCantares, Cante Alentejano ARPIC, Grupo Cavaquinhos ARPIC e o Coro da Academia Sénior da JFC), peças de teatro, danças tradicionais (com o grupo Ahkorda, A Batalha do Modesto Camelo Amarelo e ainda  uma mostra de danças escocesas), actuação de ranchos folclóricos (Rancho de Folclore Etnográfico “Os Moleiros Pomarinho”, Rancho Tradicional de Cinfães Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho, Rancho Folclórico Neveiros do Coentral, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Campelos e o Rancho Folclórico “As Macanitas” de Tercena), animação de rua (com a produção da companhia de teatro Umbigo, Lua Cheia, Teatro Carnide, Tenda Produções, Junta de Freguesia de Carnide ou Associação Alto Astral de Capoeira), a oficina de pesquisa e investigação “Quem está livre, livre está” ou a de “Cabeçudos”, conferências, palestras (sobre cuidados paliativos ou nutricionismo), confissões.

Os mais novos terão pinturas faciais e modelagem de balões ou o Palhaço Manu que vai animar as tardes da Feira da Luz.

A Feira da Luz também vai dinamizar Visitas Guiadas ao Centro Histórico do bairro de Carnide, mais precisamente ao Lar Maria Droste, à Igreja da Luz e a Fonte do Machado ou ao Bairro Padre Cruz. Este evento também vai receber uma Aldeia do Desporto.

Inserido neste evento temos o Festival Kiosquorama. Este é um festival gratuito e itinerante que  tem vindo a decorrer em jardins e coretos pela  Europa. Pelo quarto ano consecutivo, e depois de edições em Madrid e Paris, Kiosquorama volta a pisar solo Lisboeta, mais precisamente o do Largo do Coreto de Carnide. A convite do Lisboa na rua, Kiosquorama propõe concertos ao ar livre, com nomes emergentes da música no palco tanto parisiense como lisboeta.

Na edição deste ano vão ser emitidos e comentados os filmes: “Los Barcos”, “Fuera de Cuadro”, “Mauro en Caiena” ou “Oú Est la Jungle”. Estes filmes serão comentados pelos respectivos realizadores e por Álvaro Domingues (investigador em Geografia humana).

Da programação musical deste ano da feira destacam-se os concertos de FF (26 de Agosto às 21:30); Mia Rose (02 de Setembro às 21:30); Amor Electro (09 de Setembro às 21:30); The Black Mamba (16 de Setembro às 21:30); Tiago Bettencourt (24 de Setembro às 21:30); Carapaus, Azeite & Alho ( 01 de Setembro às 21:30); “Projecto com voz” (03 de Setembro às 21:30); Criatura (08 de Setembro às 21:30); Telmo Pires (15 de Setembro às 21:30); Augusto Canário (22 de Setembro às 21:30) e os Namorados da Cidade (23 de Setembro às 21:30).

No dia 04 e até ao fim do mês de Setembro vai decorrer no Jardim da Luz, das 16:00 às 21:00, uma campanha de colheita de sangue e registo de dadores de medula óssea. Esta recolha é organizada pelo Instituto Português do Sangue.

No dia 05 também vai acontecer, pelas 19:00, a eucaristia na Igreja da Luz. A procissão das velas vai acontecer na Igreja da Luz, a partir das 19:00 e vai passar pelo recinto da Feira da Luz.

Já a 08 de Setembro, pelas 19:00, haverá a solenidade da Natividade da Virgem de Santa Maria. Esta é uma eucaristia solene com Renovação e Promessas dos Irmãos da Real Irmandade de Santa Maria da Luz. Neste mesmo dia haverá, pelas 21:00, uma actuação do Coro Litúrgico de Nossa Senhora da Luz e o Coro da Paróquia de Oeiras.

A 10 de Setembro, a partir das 21:00, a noite será dedicada às Tunas. No recinto vão actuar a Actuatuna, Tuna Sabes, EscsTunis, Tuna da Universidade Europeia e a Samarituna.

Nos dias 11,12 e 13 de Setembro a Unidade Móvel de Saúde-“Saúde + Próxima” vai estar instalada no Interior do Jardim da Luz, das 11:15 às 14:30 e das 15:30 às 19:45.

O Restaurante da Feira vai receber no dia 14 de Setembro, às 20:00, o “Jantar Animações de Verão”. Dois dias depois, no dia 16, a partir das 21:00 e em frente do palco do recinto haverá um divertido Flashmob.

No dia 20 de Setembro, a partir das 18:30 e no Stand da Junta de Freguesia vai acontecer a apresentação do livro “Armando era o nome do carteiro”, da autoria de Henrique Madeira. Também neste stand, às 18:30 do dia 21, vai acontecer a entrega dos prémios do concurso de fotografia “Carnide É…”.

No dia seguinte, 21, haverá no Restaurante da Feira um jantar recepção aos agentes educativos. Já às 21:30, no Auditório do Centro Cultural Franciscano, haverá a apresentação da curta metragem “A Árvore das Amêndoas”, do realizador Vitor Bom Norte.

A missa de solenidade em honra de Nossa Senhora da Luz vai acontecer na Igreja da Luz no dia 24 de Setembro, a partir das 15:00. Esta missa será seguida pela procissão em honra da Nossa Senhora da Luz. Esta procissão vão começar às 16:00 e vai ter o seguinte itinerário: Igreja da Luz, Rua da Fonte, Rua Maria Brown, Largo do Jogo da Bola, Estrada da Correia, Rua Neves Costa, Travessa do Pregoeiro, Azinhaga das Carmelitas, Largo da Luz (volta à Feira da Luz) e Igreja da Luz. Depois desta procissão, e a partir das 17:30 haverá um desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Odivelas e um concerto da banda de música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria.

A Feira da Luz é, actualmente, organizada pela Junta de Freguesia de Carnide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.