Feira da Moita: António Núncio afirma que “desejo ser Figura, mas também quero manter os princípios e valores que tenho”

D.R.

António Núncio vem de uma das dinastias mais importantes da Tauromaquia, a Dinastia Branco Núncio, a quem devemos o início das corridas com touros puros ou seja sem nunca terem sido lidados e referência máxima do toureio clássico nos inícios do século XX. 

O cavaleiro actua na novilhada popular da Feira da Moita, a 18 de Setembro.

A paixão pelos cavalos e touros parece fazer parte do ADN deste jovem, o qual considera ter sido esta paixão aliada ao facto de ter crescido dentro de tão importante dinastia, que o fez seguir por esta profissão. Confessa sentir o peso da importância da dinastia Núncio, mas sente esse peso não como um fardo, mas sim como um orgulho: “Claro que sinto o peso do meu apelido, se não o sentisse seria desprezar a minha herança cultural e familiar.” 

António Núncio já é repetente na Feira Taurina da Moita. Na sua anterior atuação deixou bons ares do seu toureio. Para este ano António irá compartir cartel com o seu irmão, Francisco Núncio. Quanto às expectativas, explica que “sinto que tourear na Daniel do Nascimento é sempre uma responsabilidade e acredito que a novilhada de sexta-feira será um espectáculo agradável e um hino à juventude.”

Para voltar a deixar o bom ar do seu toureio na Moita, António far-se-á acompanhar pela sua quadra de confiança; Boémio, Prates, Calimocho e Ladrão. Os cavalos da quadra que António Núncio considera que “estão preparados para o desafio.”

Núncio está focado em chegar à alternativa mas mais que isso, “desejo ser Figura, mas também quero manter os princípios e valores que tenho” confessou-nos o cavaleiro.

Andar no meio taurino de “maneira limpa e sem defraudar o público” é a única forma que o cavaleiro considera realizar o seu percurso como cavaleiro tauromáquico. 

O cartel da novilhada popular, a 18 de Setembro é o seguinte:

Dia 18 – 22:00 horas – Novilhada Popular

Cavaleiros Praticantes: Francisco Núncio e António Núncio

Forcados: Aposento da Moita

Novilheiros Praticantes: Paula Santos, Yeray Gomez, Duarte Silva e Filipe Martinho

Ganadarias: Palha, Branco Núncio, Ascensão Vaz, Canas Vigouroux, Falé Filipe e Calejo Pires

 

Entrevista e Texto: Sónia Batista
Coordenação e Edição: Rui Lavrador

Sónia Batista

Sónia Batista iniciou a sua formação na escrita taurina na revista luso-espanhola Ruedo Ibérico em 2004 e desde aí procurou formação na área, em Portugal e Espanha. Ao longo dos anos colaborou com quase toda a imprensa taurina nacional e tem-se especializado na imprensa taurina internacional. Iniciou o seu percurso internacional no burladero.com em 2010, passando por vários órgãos de imprensa espanhóis até chegar em 2013 à prestigiada revista 6TOROS6, a qual considera a maior escola da escrita taurina.

Sónia Batista has 24 posts and counting. See all posts by Sónia Batista

Sónia Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.