Feira Quinhentista Coina 2017

 

 

É já neste fim-de-semana, dias 21,22 e 23 de Julho, que se vai realizar a segunda edição da Feira Quinhentista de Coina, no concelho do Barreiro. Este evento vai se realizar das 14:00 às 24:00 no Espaço do Mercado Mensal de Coina. A edição do ano passado recebeu milhares de visitantes.

Para além da animação garantida, haverá muita comida e bebida nas tasquinhas, venda de artesanato temático e disponibilização de vestuário de época para poder participar “trajado a rigor”.

A animação vai estar a cargo de 80 artistas e animadores que vão recriar vários aspectos da Feira, como: a Visita do Meirinho (oficial de justiça) às tendas dos mercadores, acompanhado por nobres e donzelas; Cortejo dos Cavaleiros, Meirinho, nobres, donzelas e homens bons pela vila de Coina; demonstração do voo livre das aves de rapina; teatro de rua; Exercícios de combate apeado; Demonstração de armas em honra d’El-Rei D. Manuel; Animação de fogo (Palco da feira) ou Dança medieval e oriental.

 

 

A animação da Feira estará a cargo dos grupos: Anima Vox (música coral e instrumental da Renascença), Animaregnum (teatro de rua), Animal Experience (aves do Novo Mundo), Arefina (profissões da época), Colibri (música de inspiração medieval), Gaiteiros Dumtrago (música de inspiração medieval), Companhia Al-Nawar (dança oriental), Espada Lusitana (exercícios de combate apeado, mesa pedagógica e acampamento), entre outros.

 

 

Para além da animação também haverá uma Mesa pedagógica sobre armaria e um concerto dos Animae Vox na Igreja de Coina (23 de Julho às 16:00). No dia 22 de Julho, pelas 21:00, haverá a inauguração da Memória Histórica do pelourinho de Coina.

 

 

Já no domingo, às 10:00, vai ser realizado um Passeio histórico por Coina. Esta visita guiada vai ser realizada por um técnico da Câmara Municipal do Barreiro/Espaço Memória a alguns vestígios históricos mais interessantes da Vila de Coina. O ponto de encontro será o secretariado da Feira Quinhentista.

 

 

 

A Feira Quinhentista de Coina tem entrada livre e é uma iniciativa da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e da União das Freguesias de Palhais e Coina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.