Festa em Honra de N. Sra. da Assunção marca o mês de Setembro, na Azambuja

 

 

A Vila de Azambuja volta a estar animada durante o mês de Setembro, com variadas actividades promovidas por colectividades e Junta de Freguesia de Azambuja. Destaque para a tradicional festa anual de homenagem à Padroeira, Nossa Senhora da Assunção, este ano entre os dias 14 e 16 de Setembro.

 

 

O Rancho Folclórico Infantil “Os Tradicionais Rapazes da Grade e Raparigas da Monda”, de Azambuja, insere-se nesta iniciativa com a realização do seu habitual festival de folclore no dia 09 de Setembro, pelas 16:00, no Largo do Município.

 

Os grupos convidados começam por concentrar-se para a sessão solene na Junta de Freguesia de Azambuja, às 15:00. A partir das 15:30, o público está convidado para acompanhar o desfile dos dançarinos, cantadores e tocadores até à Praça do Município. Meia hora depois terão início as actuações dos ranchos participantes.

 

 

No palco do festival poderão ser apreciadas as tradições etnográficas de várias regiões do país. Irão actuar o Rancho Folclórico Infantil Fazendeiros de Lagameças, o Rancho Infantil da Associação Cultural de Vila Real de Santo António, o Rancho Infantil do Pego e, claro, o rancho da casa – Rancho Folclórico Infantil Os Tradicionais “Rapazes da Grade e Raparigas da Monda”.

 

No dia 14 tem início a tradicional Festa anual de homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Assunção. O ato de inauguração, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, terá lugar às 19:00 de sexta-feira, no Largo da Igreja, a que se seguirá a inauguração da Tertúlia Festa Brava.

 

A animação taurina da primeira noite arranca na Praça do Município, a partir das 21:30,com uma largada de toiros. Às 23:30 as atenções passarão para a “Azambuja Color Night Fest”, no Largo do Município. A fechar o primeiro dia, a partir da 00:30, a Praça de Toiros de Azambuja será o palco para o concerto com David Antunes & The Midnight Band e com artista Berg. A terminar, a animação musical fica a cargo do DJ Miguel PSI.

 

 

 

A manhã de sábado será marcada pelo tradicional cortejo de campinos com jogos de cabrestos, cavaleiros amadores, tertulianos e pescadores de Azambuja, a partir das 10:00 pelas principais ruas da vila. O desfile será acompanhado pela banda do Centro Cultural Azambujense. Às 11:00, a Várzea do Valverde (por detrás do Campo da Feira) volta a chamar todos os aficionados, com a prova de condução de jogos de cabrestos. No mesmo espaço irá realizar-se uma divertida “burricada” entre várias tertúlias da vila a que se segue um almoço convívio. Às 21:30, a “festa brava” traz mais uma largada de toiros ao coração da vila. À meia noite e meia subirá ao palco o artista Paulo Sousa. O resto da madrugada será animado pelo DJ Miguel PSI.

 

 

Domingo, 16 de Setembro, é o dia dedicado às actividades religiosas que se iniciam com a cerimónia de bênção do gado, às 15:30. A padroeira – Nossa Senhora da Assunção, será venerada com a tradicional procissão que parte às 16:00 pelas principais ruas da vila e a que se seguirá a celebração da eucaristia.

 

 

As festas da freguesia de Azambuja contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

 

No fim de semana de 21 a 23 de Setembro, decorrerá uma actividade desportiva, a Mesa de Tortura  uma Corrida de Touros, e uma Festa Anos 80. No dia 21 decorre a actividade desportiva Rota das Luzes, a partir das 21:00,com um programa especial. No dia 22, a Praça de Touros, será o palco para uma Mesa da Tortura, seguindo-se uma festa dos Anos 80, na Poisada do Campino. A 23 de Setembro, será o dia da Corrida Touros, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.

 

 

Por fim, o dia 29 será dedicado à dança, com uma Competição de Dança Alunos Apollo, pelas 14:00, na Praça de Touros. No dia 30, e no mesmo local, será eleita a Rainha das Vindimas da freguesia de Azambuja, que irá participar na final de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.